Desde 1917. o dia 8 de março passou a ser considerado o Dia Internacional da Mulher em centenas de paises. A partir de
2003, no Brasil, o dia 20 de novembro passou a ser considerado o Dia da Consciência Negra
. Essas datas são marcos das
lutas desses grupos.
a) Até 2003, diversas autoridades brasileiras insistiam no dia 13 de maio (dia da assinatura da Lei Aurea) como data de
celebração das conquistas dos negros no Brasil. Por que o movimento negro recusou a data até então oficial elutou
pelo reconhecimento do dia 20 de novembro?
b) Alguns críticos afirmam que as comemorações referentes ao Dia da Mulher e ao Dia da Consciência Negra não tem
sentido, uma vez que não há o Dia do Homem ou o Dia da Consciência Branca. Explique a necessidade de haver datas
especiais que marcam a luta desses dois grupos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Porque a Lei Áurea era uma falsa liberdade, por conta da inexistência de políticas do Estado para melhorar a vida dos negros após a Lei.
B) O Dia da Consciência Negra é uma importante data em nosso país, uma vez que abre espaço para uma reflexão muito importante sobre o racismo no Brasil. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de chamar atenção para a necessidade de acelerar os movimentos em direção à igualdade de direitos e de condições em relação aos homens – algo que ainda deve levar mais cem anos para acontecer
a) O movimento negro recusa o dia 13 de maio (dia da assinatura da Lei Áurea), como a data da celebração das conquistas dos negros no Brasil, pois entende que esse momento ocorreu especialmente devido à grande pressão de grupos minoritários, pois se dependesse exclusivamente da elite branca que assinou os papeis, não teria ocorrido, tendo em vista que tal fato ia à contramão de seus interesses.
A princesa Isabel então, ficou como protagonista desse momento, e não a comunidade negra, ao passo de que ela apenas garantia sua liberdade, mas não sua dignidade ao usufruir de trabalho e cidadania.
b) A necessidade de haver datas especiais que marcam a luta do grupo dos negros e das mulheres reside no fato de promover uma maior atenção às suas demandas, pois sem voz esses grupos também não poderiam lutar por suas conquistas, e a ideia é de lhes dar protagonismo.
Alguns grupos são realmente contra a essas datas, mas se deve compreender que não se trata de uma comemoração isolada, e sim de um chamamento para uma mudança social.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/3929441
Bons estudos!