Desde 1549, a cidade de Salvador foi a capital do governo português. Ali ficava o governador-geral, responsável por melhorar o controle sobre as capitanias: garantir a cristianização de indígenas, conceder sesmarias para povoamento, construir engenhos, explorar e controlar as riquezas, entre outras medidas. No entanto, a partir de 1763, a capital da colônia foi transferida para o Rio de Janeiro.
Assinale a afirmativa que apresenta as razões corretas para a mudança da capital da colônia.
A
A construção de engenhos já não garantia lucros aos portugueses; dessa forma, transferiram a capital para o Rio de Janeiro e passaram a investir em indústrias.
B
A transferência da capital está ligada à mudança de interesses de Portugal na colônia, já que o país desejava investir na exploração da pesca na região do Rio de Janeiro.
C
A cidade de Salvador não era mais adequada para ser a capital da colônia por causa dos frequentes ataques de indígenas e piratas que destruíram a sede do governo e o porto.
D
O Rio de Janeiro ficava mais próximo de Minas Gerais, o que permitia maior controle sobre a exploração de ouro e facilitava seu envio para Portugal, uma vez que era uma cidade portuária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a resposta é a letra A .
Explicação:
a construção de engenhos já não garantia lucros aos portugueses ;dessa forma ,transferiram a capital para o Rio de Janeiro e passaram a investir em indústriais.
Perguntas interessantes