Geografia, perguntado por danielbruzuski, 6 meses atrás

desculpe a qualidade se alguém tiver dificuldade de entender e só me chamar eu tenho ate hoje para enviar

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por estudosefe72
0

Resposta: Olá,

vamos por passos, eu numerei cada resposta de acordo com as perguntas.

Explicação:

2- Ao Norte, é banhada pelo mar Mediterrâneo; ao Leste, pelas águas do Oceano Índico e à Oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas desses dois oceanos no Cabo da Esperança, ponto estratégico das rotas comerciais europeias para o Oriente no século XV.

3- As fronteiras naturais geográficas da África são o mar Mediterrâneo, o mar Vermelho e o golfo de Áden. A linha habitual que divide África e Ásia é o istmo do Suez, o ponto mais estreito entre o Mediterrâneo o o golfo do Suez, rota que hoje é seguida pelo canal do Suez.

4- O Estreito de Gibraltar é uma abertura natural que separa os continentes europeu e africano. Localizado no sul da Espanha e ao norte de Marrocos, ele permite a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.

5- A África está separada da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. No entanto, a África ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que partilha com a Ásia a placa Euro-asiática. Sua base geológica é formada por grandes e antigas placas tectônicas, fraturadas em algumas regiões; apresentando áreas bastante desgastadas pela erosão.

Do seu ponto mais a norte, Cabo Branco, até ao ponto mais a sul, o cabo das Agulhas, na África do Sul, vai uma distância de aproximadamente 8000 km. Do ponto mais oeste, o Cabo Verde, até ao ponto mais a leste, vai uma distância de cerca de 7500 km.

Entre os acidentes geográficos litorâneos, merecem destaque o Golfo da Guiné, no Atlântico Sul; e o Estreito de Gibraltar, entre o Oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, junto da península Ibérica, na Europa. Há ainda no leste do continente, a Península da Somália, chamada também de Chifre da África, o Golfo de Áden, formado por águas do oceano Índico e limitado pela península Arábica, que pertence à Ásia e a Ilha de Madagascar que delimita importante via de tráfego marítimo, o canal de Moçambique (foi isso que apareceu).

6- Cerca de 80% de seu território fica na zona intertropical, sendo que a maior parte de suas terras localiza-se no hemisfério oriental (leste) e só uma pequena parte delas no hemisfério ocidental (oeste).

7- Se chama Madagascar está localizado na África e é a quarta maior ilha do mundo. País africano situado no oceano Índico, Madagascar é a quarta maior ilha do mundo.

Posição Nome         Área (km²)

1               Groenlândia   2.166.000

2              Nova Guiné    786.000

3              Bornéu            743.330

4              Madagáscar    587.041

[...]

Espero ter ajudado.


danielbruzuski: vc sabe explicar a 1 to quebrando a cabeça?
estudosefe72: Qual? é a questão 2?
danielbruzuski: não olha a primeira foto tem um exercício 1,para fazer uma explicação de no mínimo 6 linhas
estudosefe72: okay
estudosefe72: vou ver se consigo
Respondido por snkimdasilva
0

Resposta: Olá, vamos lá

Esse aqui eh meu outro perfil e vou responder a primeira questão

A resposta está na forma de exploração dos recursos, visto que são as empresas transnacionais das nações desenvolvidas (Estados Unidos, Canadá e as nações europeias) que se beneficiam desses recursos.

Explicação:

A causa é explicada pela história. A África foi o continente mais explorado no decorrer dos séculos, isso desde a expansão marítima. Essa exploração veio desde o tráfico de negros, envolvendo exploração de terras e de recursos minerais. Além disso, o Neocolonialismo veio pra piorar as coisas, elevando o grau de instabilidade sociocultural do continente. Todo esse infortúnio impediu e impede o desenvolvimento do continente, mesmo com seus recursos minerais

MINERAÇÃO NA ÁFRICA DO SUL: O QUE SOBRA PARA OS SUL-AFRICANOS?

Desemprego, trabalho precário e pobreza marcam a economia sul-africana dominada pelos interesses internacionais

por que a riqueza exaurida secularmente do seu subsolo não modificou o modo de vida no país de uma forma com que todos e todas pudessem usufruir de seus benefícios?

Com uma riqueza mineral vasta - incluindo grandes reservas mundiais de cromo, vanádio, manganês, carvão, petróleo, ouro e diamante -, só em 2017, a mineração teve um valor total da indústria de US$ 33,17 bilhões e representou cerca de 60% das exportações do país.

Mesmo assim, camuflada pelo desenvolvimento econômico, o legado de um país minerado por tantos anos tem sido a pobreza econômica de seu povo, sobretudo para os negros.

[...]

Entre outros fatores que poderia citar aqui, mas por ser um texto pequeno opto por deixar assim

Espero poder ter ajudado!

Perguntas interessantes