Desculpa n dar mais pontos mas estou sem nada, e preciso dessas respostas pra hoje ! 1-Qual o marco mais importante do Capitalismo Financeiro e o que esse fato aproximou? 2-A que se deve o expressivo aumento do comércio global a partir da Fase do capitalismo técnico-científico-informacional? 3-Por que, a partir de meados do século XIX, os países europeus promoveram uma corrida colonial para a África, Ásia e América Latina e como ficou conhecido esse processo? 4-Como ficou consolidado a Divisão Internacional do Trabalho no Capitalismo Industrial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O capitalismo financeiro é um sistema econômico, subtipo do capitalismo, que teve seu marco no século XX e apresenta como característica principal a subordinação dos meios de produção para a acumulação de dinheiro e obtenção de lucros através do mercado financeiro (ações, produtos financeiros, títulos, derivativos e mercado de câmbio).
2) A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
Essa revolução é um dos principais combustíveis para o desenvolvimento do capitalismo moderno e especialmente do processo de globalização que visa uma flexibilidade de informações, além de um acelerado dinamismo no fluxo de capitais e mercadorias. Diante dessa afirmativa, veja a seguir alguns itens indispensáveis na economia contemporânea.
3) A corrida dos países europeus foi promovida para a ocupação desses continentes; aconteceu no processo de crescimento industrial vivenciado pela Europa após a Segunda Revolução Industrial, no século XIX. Os interesses das potências europeias pela África resultaram na realização da Conferência de Berlim, entre 1884-1885.
Esse processo ficou conhecido como Neocolonialismo.
Foi um ciclo imperialista que levou os países europeus a ocuparem a África, a Ásia e América Latina, transformando esses territórios em suas colônias.
4) Origem ou Primeira Divisão Internacional do Trabalho
No fim do século XV, o capital estava na distribuição e circulação das mercadorias entre as metrópoles e suas colônias. As diversas regiões do mundo passaram a desenvolver funções diferentes, pois cada uma passou a especializar-se no fornecimento de matéria-prima, metais preciosos, produtos manufaturados etc. Então, dessa maneira, a metrópole exportava manufaturas e as colônias produziam matéria-prima e exportavam para a metrópole.Com a necessidade de expandir o seu mercantilismo, vários países europeus foram conquistando várias terras. A partir desse momento, diversas partes do mundo foram submetidas a dinâmica de circulação e de produção que era comandada pela Europa.
Segunda Divisão Internacional do Trabalho
Graças à consolidação do sistema capitalista no século XVIII, houve uma intensa transformação no processo produtivo, que ficou conhecida como Revolução Industrial. Nessa época, a divisão internacional do trabalho passou por mudanças devido ao novo modelo de produção que as fábricas adotaram em relação às máquinas. Com isso, a produção artesanal é substituída gradativamente.
Nesse momento, o mundo estava dividido entre países especializados em fornecer matéria-prima e países que utilizavam essa matéria-prima para fazer produtos industrializados. Os que forneciam matéria-prima estavam atrelados ao subdesenvolvimento e os que produziam produtos industrializados se tornariam líderes do sistema capitalista.
Explicação: