Descrição subjetiva sobre a segregação racial
Soluções para a tarefa
Resposta:
O objetivo deste artigo é apresentar as origens da segregação no Brasil, particularmente a segregação da população negra. A abordagem segue o percurso histórico dos anos de 1890 até 1930, demarcado por grandes transformações no cenário brasileiro e latino americano: em 1888, a abolição do trabalho escravo, no ano seguinte a proclamação da República e mais precisamente nas primeiras décadas do século XX, as metamorfoses da sociedade urbana industrial, com foco nas cidades de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Consideramos a segregação de base racial é estrutural e institucional, portanto, de 1870 até 1930 e, especialmente, no transcorrer do século XX e o momento atual, a população negra encontra-se nos lugares de subalternidade socioeconômica e espacial. As cidades brasileiras durante a passagem da sociedade do trabalho escravagista para a sociedade do trabalho livre, reproduz a lógica da dominação do poder do capital e das desigualdades. Além das contradições socioeconômicas, é no corpo da cidade que se dinamizam os lugares do racismo que reflete na sobrerepresentação da população negra em todos os espaços, lugares e territórios.
Explicação:
Olá, como vai?
Vou dar início a uma orientação para você mesmo poder responder essa pergunta.
Quando dizemos que algo é subjetivo, estamos dizendo que algo é baseado na sua interpretação individual, que é algo único.
Sendo assim, há uma infinidade de respostas. E há uma infinidade de respostas porque todas as pessoas que forem responder isso, vão ter uma interpretação diferente, uma visão diferente. E isso acontece porque cada pessoa passa e presencia coisas distintas ao longo da vida.
Não vou responder diretamente a pergunta porque seria a minha interpretação, não a sua. E nesse contexto, o que importa realmente é o que você pensa.
Algumas dicas para desenrolar a resposta: Pense no que é "segregação", depois pense o que é "segregação racial", lembre de situações que viveu e/ou presenciou relacionadas a isso e como se sentiu. Pense no impacto que isso trazia e trás. Pense a sua maneira, se isso mudou e quanto mudou.
A sua opinião é muito valiosa.
Espero ter ajudado, abraço!