descrição de face(rosto)
Soluções para a tarefa
A face humana possui diversos músculos, cada um deles com uma ou mais funções. Na orelha, localizam-se os músculos denominados "auricular anterior, auricular Superior e auricular Posterior"[1], que podem ser resumidos como "Músculos auriculares"[2]. Na boca, se encontram os músculos zigomáticos maior e menor, que têm função de ajudar na movimentação da boca[2], os levantadores do lábio superior, que possuem função de movimentar o lábio para cima[1][2], o bucinador, que atua na mastigação e movimenta as bochechas, o Orbicular da boca, que fecha os lábios, entre outros[1]. No nariz, encontram-se os músculos:
Nasal[1] — possui a única função de dilatar as narinas[2] e é dividido em duas partes, cuja parte transversal se encontra acima da Maxila e ao lado da fossa incisiva, e a parte Alar se localiza na asa do nariz[1].
Prócero[2] — possui a função de agir na parte frontal da face[2] e se encontra na fáscia que envolve a parte inferior do osso nasal e na parte superior da cartilagem nasal lateral[1].
Depressor do septo[2] — possui a função de contrair as narinas[2] e se encontra na fossa incisiva da maxila[1].
Além desses músculos, ainda existem os músculos das pálpebras, que são o 'orbicular dos olhos'[2], que é dividido em três partes: a orbital, a lacrimal e a palpebral, e tem a função de fechar as pálpebras[1], o 'corrugador do supercílio', que tem a função de tracionar a sobrancelha[1] e o 'Levantador da pálpebra superior', que tem a função de abrir os olhos[2].
Expressão de sentimentos Editar
Representação da alegria
A face pode representar puberdade sentimentos como quando seus músculos se movimentam para determinada direção ou se contraem[3]. Os músculos do terço que se encontram na parte superior da face, como os corrugadores e os procerus, são os que realizam os movimentos para representar sentimentos considerados negativos[3]. Exemplos de músculos que expressam sentimentos são o 'corrugador do supercílio', que realiza a expressão de sofrimento[1]; o 'depressor do lábio inferior', que realiza a expressão de ironia[1] e o 'depressor do ângulo da boca', que realiza a expressão de tristeza[1]. Pessoas com a doença de Parkinson não conseguem representar sentimentos na face, porque seus músculos são muito rígidos