Descrição da modalidade de ginástica artística (salto)
Soluções para a tarefa
A história da ginástica remete aos tempos da Antiguidade. Poucos séculos antes da Era Cristã já existia a prática de acrobacias no Egito, que eram bastante parecidas com os movimentos da ginástica. Esta seria uma das formas que marcaria a origem da ginástica.
Contudo, o que de mais concreto é encontrado sobre a origem deste esporte, remete a sua ligação mais às sociedades da Grécia Antiga. Especialistas relatam o fato dos gregos sempre praticarem atividades físicas para manterem o corpo em forma e de lançarem a ginástica como instrumento de treino para o aperfeiçoamento físico de seus militares.
A origem verdadeira, ao que parece, é realmente grega, pois a palavra ginástica vem do grego gymnastiké, que significa em tradução literal para o português, “exercitar-se nu”. Este era um costume bastante comum entre os gregos, portanto não há nada de estranho nisso.
O tempo passou e a ginástica entrou numa fase bastante importante. Entre os séculos XIV e XVI com as teorias e a consequente valorização do corpo humano, a ginástica passou a ser incentivada com o uso de alguns aparelhos especiais nos exercícios. Este crescimento deu-se ao longo período da prática de ginástica na Grécia antiga até tornar-se bastante popular e ser adotado o esporte por aquela comunidade.
A ginástica por fim, tem o seu grande salto e chega ao patamar de esporte no século XIX, a partir do ano de 1811, quando o professor alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn apareceu para o mundo.Desse modo, a ginástica artística sagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto, sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere sua evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres.[3] Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.
As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.[4]
Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo