Descrever quais são os mitos encontrado em Platão;
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Em suas obras escritas, Platão usou uma série de mitos, alguns inventados, outros existentes.
Dentre os mitos existentes, temos a história do anel de Giges, por exemplo, o mito de um pastor que encontram um anel de invisibilidade em uma caverna. Ou então o mito de Faetonte, que teria dirigido o carro do Sol e quase destruiu a Terra o processo, e o mito das Amazonas, habitantes de uma sociedade de mulheres guerreiras.
No caso dos mitos inventados, temos o mito de Atlantis, de Er, de Górgias, da androginia, da alma alada, de Teuth, os mitos sem nome nos diálogos "Político", "Leis" e "Fédon", e outros.
Apesar de inventar personagens e histórias, esses mitos falam sobre assuntos e temas tradicionais da mitologia já existente, como o julgamento após a morte (mito de Er), a criação do mundo (o mito em "Timeu") etc. Os mitos são usados para ilustrar ou reforçar argumentos filosóficos de diferentes tipos.
No mito da Mentira Nobre, por exemplo, Platão mistura diferentes mitos existentes para falar da origem da sociedade de castas, em que as pessoas nascem com diferentes metais na alma que marcam sua posição na sociedade, e em que se justifica que o governante minta em benefício de seus governados.
No mito em "Timeu", Platão apresenta uma história sobre a criação do mundo. O mito da androginia no "Banquete" fala sobre o surgimento de homens e mulheres como seres distintos e das consequências disso. Assim como no caso de mitos existentes, Platão usa essas histórias para ensinar alguma lição para seus leitores.
É importante lembrar que a Alegoria da Caverna, frequentemente chamada de "Mito da Caverna", não é realmente um mito, mas uma analogia com o objetivo de ajudar na compreensão de algo.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás