descrever oito características do futsal para cegos de forma Clara
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao nos referirmos à iniciação ao futsal para cegos, faz-se necessário reportar-nos aos pré-requisitos que os alunos devem apresentar. Não nos preocupamos com a idade em que os alunos começarão a praticar o futsal. No entanto, todos devem ter sido iniciados anteriormente nas atividades de orientação e mobilidade e percepção auditiva, devendo apresentar segurança ao correr e saltar e noções de lateralidade, frente, trás e diagonal. A negligência a este complexo senso perceptivo motor predisporá o aluno a maiores possibilidades de choque, conseqüentemente, de se machucar e possivelmente desistir.
De fundamental importância são o aprendizado do posicionamento do corpo e a orientação durante o jogo, até mesmo por questão de segurança, pois os choques são inevitáveis e todos devem estar preparados para impedi-los, ou melhor, absorvê-los. Já a orientação deve ser para que o aluno discrimine os tipos de sons e também se habitue a dar atenção ao seu “técnico” (posicionado na lateral), ao chamador (posicionado atrás do gol adversário) e ao goleiro (no setor de defesa). Sobre o posicionamento corporal, um dos braços deve manter-se à frente do tronco, à altura do peito e a cabeça estar sempre erguida.
Outro valioso aspecto é a movimentação. Também para evitar trombadas, sugere-se que o grupo se desloque em um só bloco, sempre para o mesmo setor. Para tanto, dividimos a quadra em quatro setores (ataque esquerdo, ataque direito, defesa esquerda e defesa direita) e desenvolvemos atividades que possibilitem aos alunos essa orientação. A ordem verbal deve ser a mesma para todos da equipe.
Chamador é o elemento vidente de uma equipe de futsal de cegos, posicionado atrás do gol adversário, para melhor orientação dos chutes a gol.
A noção de espaço e tempo é essencial do mesmo modo. O aluno deve deslocar-se em diferentes ritmos (em pique, correndo, andando, trotando) e formas (frente, costas e lado), da defesa ao ataque, da defesa ao meio da quadra, do meio ao ataque, de um lado para outro e nas diagonais.
Indispensável é a estimulação auditiva. Diversos sons (movimentação de ônibus, pássaros, latidos, conversas...) poderão estar presentes durante o jogo e os alunos devem estar atentos ao barulho emi¬tido pelos guizos da bola e aos orientadores. Portanto, sugerimos que a maioria das atividades sejam desenvolvidas com a bola para que o aluno discrimine com exatidão o seu som e também a verbalização daqueles que estão fora à quadra, orientando.
Além do mais, na iniciação, para evitar choques e criar maior segurança e maturidade do indivíduo no jogo, devem ser enfatizadas as atividades analíticas. Com isto, não queremos dispensar a atividade global, até porque o futsal é um esporte coletivo. É errôneo acreditar que o cego jogue individualmente, conduzindo a bola desde sua defesa até o gol adversário.
Explicação: