Biologia, perguntado por thay2014fernandes, 11 meses atrás

Descrever de forma completa a gametogênese masculina e feminina.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ThamySantos1500
0

Resposta:

Explicação:

A gametogênese feminina, também conhecida como oogênese, ovulogênese ou ainda ovogênese, é o processo responsável pela formação dos óvulos, os gametas femininos.  A ovulogênese é realizada a partir do epitélio germinativo do ovário. São utilizadas células diploides, conhecidas como ovogônias ou ovulogônias. O processo de formação de óvulos se inicia ainda no embrião, por volta do terceiro mês de desenvolvimento do feto.  As ovogônias se multiplicam durante toda a fase fetal do indivíduo feminino. Em seguida, essa divisão é interrompida, diferenciando-se em ovócitos primários. Uma mulher nasce com algo próximo dos 400 mil ovócitos primários, envoltos por várias camadas de células foliculares, o que dá origem aos folículos ovarianos.  Com os folículos desenvolvidos, o ovócito primário chega no fim da primeira divisão meiótica, o que resulta em células de tamanhos distintos. Uma é grande e rica em vitelo, chamada de ovócito secundário. A outra, por sua vez, é pequena e conhecida como corpúsculo polar, que se degenera.  O ovócito secundário, então, dá início à segunda meiose, parando na fase de metáfase II. A continuidade do desenvolvimento do folículo resulta em um aumento de pressão dos líquidos internos, provocando então o seu rompimento. Esse fenômeno é conhecido como ovulação.  Portanto, o que conhecemos como óvulo é, na verdade, o ovócito secundário, que só prosseguirá para o seu segundo processo de meiose em caso de fecundação.

A gametogênese masculina é conhecida como espermatogênese e ocorre nas gônadas masculinas, os testículos. São responsáveis pela secreção de testosterona, hormônio sexual que traz as características masculinas, como pelos em maior quantidade, massa muscular, timbre de voz grave, entre outras.  Diferentemente do processo feminino, a espermatogênese acontece durante toda a vida do indivíduo macho. Nos mamíferos, os testículos costumam se posicionar fora da cavidade abdominal. Em uma bolsa escrotal, atingem uma temperatura de cerca de 1ºC a menos que o restante do organismo, ideal para o processo.

Respondido por LohhKpayc
0

Explicação do processo:

Feminina: vai ter o período germinativo (2n) ao inves de ser espematogônia vai ser ovogônia , vai sofrer mitose e vai formar a mesma com o mesmo numero de cromossomos (2n), cresce e não se divide, forma o ovócito primário, passa pelo período de maturação. (meiose 1) forma o vócito secundário (meiose 2) formação do óvulo apenas na fecundação.

Masculina: ele acontece nos túbulos seminíferos

Temos a célula germinativa (2n). Vai acontecer uma mitose das espematogônias, ela vai crescer e vai se desenvolver assim ficando amadurecida e (meiose 1)vai formar o espermatócito primário gerando dois secundários (meiose 2) produção das espermatócitos irmãs.

Depois disso nós temos a maturação desse espermatócitos formando um espermatozoide, temos a composição do flagelo, o acúmulo da mitocondria e assim formar o acrossoma.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.

Perguntas interessantes