Ed. Física, perguntado por amandinhapereira30, 5 meses atrás

descrever como podem ser realizados as atividades de práticas corporais de aventura na escola​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mariatabordapereira
1

Resposta:

Radical é a palavra que une esportes tão diferentes quanto a patinação, o rapel e o arvorismo. Muitos educadores acreditam que eles são inadequados para a escola, sob justificativas compreensíveis: são perigosos, não dá para reproduzi-los na forma oficial, faltam equipamentos etc. A reflexão que esta reportagem pretende colocar é que não precisa ser assim.

"Cabe à escola ampliar o repertório de cultura e práticas corporais dos estudantes, não limitá-lo", diz Francisco Eduardo Caparróz, professor do curso de Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Nesse sentido, os esportes radicais podem turbinar a lista de atividades vivenciadas pela moçada. NOVA ESCOLA vem mostrando como fazer isso com a bicicleta, o skate, o parkour e o slackline.

O professor Daniel Teixeira Maldonado, da EMEF 19 de Novembro, na capital paulista, trabalhou todas essas modalidades com seus alunos do 7º ano - além da trinca mencionada na abertura deste texto. Ele não possuía na escola um paredão ou vão livre para descer usando as cordas do rapel, muito menos uma estrutura de passarelas entre árvores para praticar o arvorismo. Sem crise. "Analisei o ambiente que tínhamos e fiz adaptações para a nossa realidade." Em muitos casos, como o dos patins, a dificuldade é que não havia equipamentos para todos. "Contei com a colaboração da turma e de colegas para conseguir os apetrechos", diz o educador.

Explicação:

Perguntas interessantes