História, perguntado por ldeybes, 1 ano atrás

descreve o episodio que ficou conhecido como Noite das Garrafadas, identifique os conflitos e os interesses dos colunas e dos cabras

Soluções para a tarefa

Respondido por MarianaNerd10
8
A Noite das Garrafadas foi um episódio histórico do período do Brasil Imperial. Tudo começou no dia 20 de Novembro de 1830, com o assassinato do jornalista Líbero Badaró, fundador do “Observador Constitucional”, um periódico liberal, e conhecido por denunciar o autoritarismo de D. Pedro I em suas matérias.

O crime foi cometido por quatro desconhecidos, mas a suspeita do assassinato ficou sobre o próprio governante, suspeita que foi aceita como fato por muitas pessoas na época. Cândido Jupiassu, ouvidor da comarca, chegou a ser preso como mandante do assassinato, mas acabou sendo libertado por falta de indícios que comprovassem seu envolvimento com o crime.

A pressão ocasionada por esta situação fez com que D. Pedro viajasse para Minas Gerais em fevereiro de 1831. Porém, em cada cidade por onde passava ouvia os comentários de insatisfação do povo pela morte de Líbero Badaró, ao mesmo tempo que encontrava hostilidade por parte do povo mineiro, que murmurava contra ele à sua presença e vaiava aqueles que porventura o recebessem com educação.

A morte do jornalista acabou dando a ele um título de mátir da liberdade, sendo amplamente divulgado pela impresa liberal.

Com todos estes fatos que aumentavam a agitação no país, D. Pedro I volta ao Rio de Janeiro no dia 11 de Março, encontrando lá não só hostilidade mas oposição ferrenha, manifestada nas ruas da cidade. Durante os dias 12, 13 e 14 de Março aconteceram conflitos no Rio de Janeiro que envolviam os constitucionalistas, defensores da Assembléia Geral, e os absolutistas, portugueses adeptos do governo de D. Pedro.

Respondido por SarahFerreira2016666
5
LORENA È SARAH ESTOU A PROCURA DA PROVA DE LICIA SE CONSEGUIR ME MANDA PELO AMOR DE DEUS AMORE 338876-2818
Perguntas interessantes