descreve completamente sobre as classificacao reproducao sobre os fungos e explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os ascomicetos possuem, normalmente, duas fases reprodutivas bem distintas:
Estagio Sexual: fase ascigena teleomorifca ou perfeita, Estágio Assexual: fase conidial anamórfica ou imperfeita
Interessante observar, entretanto, que muitos fungos pertencentes a este grupo nunca apresentaram fase teleomórfica (fase reprodutiva perfeita), enquanto outros nunca foram observados em sua fase conidial (imperfeita).
Os ascomicetos formam um grupo bastante interessante no que diz respeito às fases reprodutivas. Uma espécie na sua fase sexual teleomórfica pode ser completamente diferente na morfologia de quando se apresenta em sua fase conidial. Essas diferenças, por muitas vezes, levam os taxonomistas a classificarem como duas espécies totalmente distintas.
A forma de Classificação dos fungos ascomycetes, como nos basidiomycetes, dá-se através da observação das estruturas formadas durante a reprodução sexuada.
Diferente dos Basidiomycetes, em Ascomycetes os núcleos não sofrem cariogamia imediatamente, seguida por divisões sucessivas resultando em células dicarióticas. A cariogamia ocorrerá apenas em células específicas, ainda que não muito diferenciada das demais, denominada célula-mãe-do-asco.
Podemos começar a descrever o ciclo a partir da partir da fusão (plasmogamia) de duas células: anterídio e ascogônio. O ascogônio lança um prolongamento em direção ao anterídio, chamado de tricógine, por onde migram os núcleos.
Em seguida, surgem papilas na parede ascogonial para onde migram os núcleos. Estas papilas poderão evoluir para hifas reprodutivas (ascos) formando croziers ou permanecer estéreis
Os croziers são formados quando todos os núcleos sofrem mitose simultânea e começam a ser separados por septos de forma que cada compartimento apresente dois núcleos de origem diferente, exceto o mais apical, que permanece uninucleado. Inicia-se, então, a fase dicariótica propriamente dita. Algumas células binucleadas se alongam e se dobram no ápice, formando um “grampo” que é também chamado de crozier.
O crozier apresenta dois núcleos, os quais se dividem de tal manei os fungos são classificados em:
Fungos Saprófagos: Obtêm alimentos decompondo organismos mortos;
Fungos Parasitas: Alimentam-se de substâncias de organismos vivos;
Fungos Predadores: Alimentam-se de pequenos animais que capturam.
Quer ler também sobre o Reino Fungi?
Doenças Relacionadas aos Fungos
Algumas doenças provocadas por fungos:
Micoses;
Frieiras;
Sapinho;
Candidíase;
Histoplasmose.
Saiba mais sobre as Doenças Causadas por Fungos.
Curiosidades
A ciência que estuda os fungos é chamada de “Micologia”;
Depois de muitas pesquisas, somente em 1969 os fungos foram considerados organismos diferentes das plantas, sendo, portanto, classificados num reino específico: Reino Fungi;
Dentre a variedade de espécies de fungos existentes no planeta, a maior parte é classificada como saprofágica, ou seja, se alimenta de seres em decomposição;
Os liquens são organismos formados pela simbiose de um fungo (micobionte) e uma alga (fotobionte), baseados numa relação harmônica interespecífica