Descreva uma organização com decisões centralizadas e uma com decisões descentralizadas, faça o organograma de ambas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo
Centralização
Existe uma concentração de toda a autoridade no topo da hierarquia da empresa (na cúpula). É quando a maioria das decisões são tomadas pelos líderes, ou seja, pessoas que estão estrategicamente posicionadas em seus níveis hierárquicos superiores.
Isso faz com que aconteça uma redução dos centros que vão tomar as decisões. A partir deste ponto de vista, a centralização significa que existe uma autoridade que irá decidir o que for necessário, e essa pessoa está localizada bem no topo da pirâmide hierárquica da empresa.
É muito comum, nesses casos, que a centralização aconteça para manter o nível de integração da empresa mais alto; manter a uniformidade das decisões e ações; para poder conseguir administrar melhor as urgências; quando o líder da empresa não quer alguém esteja agindo ou tomando decisões sem consultá-lo.
Também acontece quando a estrutura organizacional da empresa não permite a descentralização; no intuito de aumentar o nível de controle das atividades da organização; para que seja possível controlar e coordenar as atividades e os recursos da organização; para reduzir custos, assim um significativo número de tarefas semelhantes serão desempenhadas em um único lugar, havendo economia de recursos e pessoas.
Descentralização
A autoridade é dispersa aos demais níveis da hierarquia. Assim, a descentralização administrativa acontece quando a maioria das decisões são realizadas pelos níveis hierárquicos inferiores. Isso quer dizer que a descentralização irá colocar os pólos de decisão o mais próximo possível de cada setor e, ou, órgão de execução.
Dessa maneira, a autoridade para a tomada de decisões estará espalhada pelos diversos níveis mais baixos da empresa. Esse método é aplicado, muitas vezes, quando os empreendedores fazem diversas tentativas para saber quais são os níveis hierárquicos mais adequados para cada tipo de tomada de decisão sobre determinados assuntos.
É muito comum que a descentralização aconteça quando a carga de trabalho de alta administração está alta e, ou, muito complexa; pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação entre produto e mercado.
Também para incentivar e encorajar o desenvolvimento do gerenciamento de seus executivos instalados na média e na baixa administração; em uma tentativa de proporcionar maior participação e motivação de seus colaboradores; por causa do grande volume de trabalho da alta administração, que acaba resultando em lentidão dos processos decisórios.
Porém, quando uma empresa decide adotar o método da descentralização e efetivá-lo é preciso que seus líderes de alto escalão observem com cuidado algumas questões, como: os níveis de treinamento e preparo de quem estará no cargo de chefia de cada setor; o nível de confiança dos colaboradores que serão chefes em relação aos seus subordinados; a capacidade dos subordinados de lidarem com suas próprias responsabilidades; a forma como cada uma das unidades organizacionais de assessoria irão atuar.