Descreva uma atividade realizável em uma única aula que contribua para o desenvolvimento da habilidade escolhida no item 3. Orientação: Descreva a atividade de maneira resumida, contemplando: - Materiais que serão/poderão ser utilizados na sala de aula - Estratégias (por exemplo: um exercício, discussão em grupos etc.) - Principais conteúdos tratados com os alunos. (limitado a 1000 caracteres, contabilizando os espaços entre as palavras)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Habilidades (EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. Alinhado à BNCC do tema Análise linguística/Semiótica.
Objetivos: Aprender sinônimos e antônimos de palavras.
Explicação:
Tema: Sinonímia e antonímia
Práticas de linguagem:Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objetos de conhecimento:Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação
Conteúdo:Sinônimos e antônimos.
Duração: Aproximadamente uma hora.
Recursos didáticos:
Folhas de atividades;
Lápis e borracha;
Caixa de lápis de cor, giz de cera e/ou de canetinhas;
Lousa ou quadro;
Caneta para lousa ou giz.
Metodologia:O professor distribui uma folha com texto e atividade para cada aluno e lê em voz alta.
Em seguida, com ajuda do professor, os alunos tentam identificar palavras do texto que podem ser substituídas por outras que tenham o mesmo significado e escrevem na folha. Feito isso, agora chegou a vez dos alunos tentarem identificar palavras do texto que eles saibam o seu antônimo e escrever na folha também.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.
Avaliação: Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.