Biologia, perguntado por tathyviana, 11 meses atrás

Descreva três  funções dos discos intervertebrais, as suas funções e a sua composição?

me ajudem por favor preciso urgente dessa resposta!

Soluções para a tarefa

Respondido por estrela20011
1

Explicação:

disco intervertebral é uma “esponjinha” que fica entre duas vértebras, sendo uma espécie de amortecedor da coluna. Separando as vértebras, estes discos amortecem a carga que exercemos sobre a coluna com cada passo que damos, e também, permitem que façamos os mais diversos movimentos.

Juntamente com a vértebra, o disco forma a unidade vertebral, possuindo várias funções: amortece impactos; dá flexibilidade à coluna; mantém a vértebra de cima separada da de baixo.

Esse disco é formado por um núcleo pulposo arredondado, de consistência gelatinosa semilíquida, composta por mucopolissacarídeos. Este núcleo pulposo tem uma enorme capacidade de reter água. No adulto jovem, aliás, é composto de 88% de água. O núcleo produz uma pressão que mantém as vértebras distantes umas das outras e o anel fibroso mantém o núcleo na posição central. Este núcleo é rodeado por uma parte periférica, o anel fibroso, uma placa de fibrocartilagem disposta em camadas concêntricas ao redor do núcleo. Trata-se de um amortecedor fibro-hidráulico, autodistribuidor de tensões.

O disco precisa de um sistema de compressão e descompressão para nutri-lo; funciona como uma esponja e sua nutrição se dá por osmose. Resumindo: ao dormirmos (onde não há pressão), o líquido nutritivo é absorvido do meio externo para dentro do núcleo (o disco enche de água) num processo de hidratação. Com o passar do dia, havendo pressão sobre o disco, o líquido extravasa do interior para o exterior, num processo de desidratação. Esta é a razão pela qual levantamos pela manhã uns centímetros mais altos do que deitamos à noite (disco bem nutrido = aumento do diâmetro).

Este aumento de diâmetro noturno em um disco desidratado (com fissuras) que perdeu a elasticidade, aliado à falta de movimentos, também explica por que, às vezes, acordamos com dor nas costas.

Os discos são unidos aos corpos vertebrais por uma fina cartilagem. Eles são também mantidos pelos ligamentos vertebrais comuns: o ligamento longitudinal posterior (LLP), fixando-se aos discos; e o ligamento longitudinal anterior (LLA), fixando-se aos corpos vertebrais.

Um movimento de flexão anterior da coluna, visto de perfil ao nível de duas vértebras lombares:

- O disco é pinçado anteriormente e alongado posteriormente;

- Os ligamentos situados posteriormente ao núcleo (eixo do movimento de flexão) são colocados em tensão.

O primeiro a estar tensionado é o ligamento supraespinhal; posteriormente vêm os ligamentos interespinhais e interapofisários. Estes ligamentos não são suficientes para frear estas inclinações quando estas são de grande amplitude ou de longa duração. Um trabalho muscular também se faz necessário para frear estes movimentos.

Perguntas interessantes