Geografia, perguntado por lorrainebiel, 8 meses atrás

descreva sobre o tipo climático e a vegetação peruana

Soluções para a tarefa

Respondido por Vilela828
0

Resposta:

Clima

O Peru possui grande variedade de temperaturas, paisagens e ecossistemas. Na costa, quase nunca chove e, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. A estação quente vai desde 15 de novembro até fins de março. A estação fria se apresenta desde o mês de abril até a primeira quinzena de novembro. Durante esta estação, existe muita umidade. Na serra e na selva, à diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontecendo desde a primeira quinzena de novembro até fins de março. A temporada fria ocorre entre abril e a segunda quinzena de novembro.

O clima apresenta-se complexo, variando de acordo com a altitude e a precipitação. Nas áreas planas da costa litorânea domina clima árido e desértico; nas áreas serranas têm-se clima temperado de altitude, com vegetação estépica (páramos). Na Cordilheira dos Andes, em áreas bem elevadas, ocorre clima frio com seus picos cumeados de neves eternas, assim como nas regiões da planície amazônica tem-se clima quente e úmido dominado pela luxuriante floresta trópico-equatorial perene.

O clima predominante é o equatorial.

Vegetação

A vegetação é muito variada. Na costa, há a presença de vegetações sazonais que se limitam aos meses chuvosos. A serra registra a presença de arbustos, cactos e pequenas plantas resistentes à aridez. A vegetação da selva é representada pelos bosques tropicais, onde se alternam as árvores de madeira e as de úteis resinas, com a presença de palmeiras e plantas orquidáceas.

A flora e fauna do Peru são muito variadas, em dependência clara com as distintas zonas climáticas que apresenta o país. Na zona costeira o clima é desértico e para o interior prevalecem as estepes cheias de árvores de alfarrobeiras, especialmente nos oásis. Mais para a costa aparecem as formações de cactus e na época da “garúa” (marezia marinha), aparece uma efêmera vegetação conhecida com o nome de “loma”. Conforme a subida a vegetação é rica e nos vales mais úmidos aparece a flora ribeirinha como são os álamos. Entre os mil e três mil metros acima do nível do mar dominam a selva úmida e a vegetação subtropical, onde abundam as plantas de coca, quina, salsa-parrilha, baunilha, borracha, cedro ou acajú. Nas regiões bem irrigadas e a determinadas altitudes têm cultivos de algodão, batata-doce, arroz ou cana de açúcar. Acima dos três mil metros abunda a vegetação propriamente andina. A selva carateriza-se por acolher uma rica flora, sobretudo de fetos e árvores de madeira dura como o cedro, acajú ou ébano.

Perguntas interessantes