descreva sobre as consequências da chuva acida.
Soluções para a tarefa
As chuvas ácidas são fenômenos diretamente ligados à produção de gases poluentes de origem orgânica ou pelas atividades humanas. Sendo assim, elas carregam elementos químicos que prejudicam a saúde dos seres vivos, uma vez que contaminam não apenas o ar, mas também a água e os solos. Para saúde humana, os efeitos da chuva ácida estão relacionados aos problemas respiratórios, como o aumento de casos de asma e bronquite.
Além disso, relacionam-se também com problemas oculares, como as conjuntivites, justamente devido aos elementos químicos contidos na atmosfera. Os brônquios são fragilizados por esse tipo de fenômeno, ocasionando problemas como broncopneumonia, quando há uma inflamação aguda dos tecidos pulmonares. Além disso, há um risco aumentado de enfisema pulmonar, quando os pulmões adoecem gradativamente devido ao contato com agentes danosos à saúde.
Além destas causas mais diretas, a desestabilização dos ecossistemas, e os danos causados ao meio ambiente também afetam os seres humanos indiretamente. As florestas podem sofrer com os efeitos das chuvas ácidas, prejudicando o desenvolvimento das plantas, mesmo em distâncias longas dos pontos de maior emissão de gases. Não apenas o contato direto entre as folhas com a chuva ácida é prejudicial, mas também a própria penetração nos solos, acaba afetando o desenvolvimento das plantas, ocasionando, inclusive, a morte destas.
A chuva ácida também destrói os patrimônios materiais construídos historicamente pelas sociedades, corroendo monumentos e construções diversas. Veículos também são danificados pela ocorrência de chuvas ácidas, as quais intensificam a ferrugem dos automóveis, bem como afetam suas pinturas. Além disso, atividades como a agricultura são amplamente afetadas, por conta dos danos causados nas plantas. No caso da agricultura há um agravante, uma vez que geralmente as plantas são todas do mesmo tamanho, sendo atingidas de forma homogênea, todas acabam sofrendo as consequências das chuvas ácidas.
Os seres vivos possuem organismos adequados para suportar um certo nível de acidez, sendo que quando este se torna mais baixo do que 5 unidades, já ocasionam problemas em relação ao crescimento adequado das plantas e a germinação das sementes, fator este que pode prejudicar a produção de alimentos nos locais afetados pelo fenômeno. Além disso, os lagos e rios são intensamente afetados pelo fenômeno, pois suas águas ficam mais ácidas, comprometendo a vida aquáticas nestes ambientes. Animais aquáticos não conseguem sobreviver em seus habitats quando o PH da água se torna ácido, e acabam morrendo.