Descreva sobre a propaganda como instrumento de poder no governo de Getúlio Vargas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É característico o uso de propagandas aumentando a popularidade do ditador em movimentos fascistas, assim como foi o governo de vargas. Propagandas como aquelas eram usadas para desvincular a imagem de Vargas a um homem autoritário e fazer a população vê-lo como amante de crianças e pai da nação. Durante sua ditadura foi criada o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, justamente para esses fins.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi utilizado como instrumento de poder no governo de Getúlio Vargas.
Departamento de Imprensa e Propaganda
Esse departamento ganhou maior relevância durante o período do Estado Novo no governo de Getúlio Vargas, teve como objetivo a manutenção do poder de Vargas através da propagação das suas ideias populistas.
Ele também era responsável como uma maneira de instrumentalização do poder ao censurar e filtrar todas as más informações sobre o governo, sendo assim, perseguindo opositores contra o regime.
Para esconder seu caráter autoritário, o D.I.P era responsável pela celebração das datas comemorativas, festas populares e pela busca de uma nacionalização do país. Durante o governo do Vargas, esse departamento descriminalizou a capoeira e incentivou a comemoração do carnaval.
Saiba mais sobre "Propaganda Como Instrumento de Poder na Era Vargas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/925842
#SPJ2