Descreva sobre a obra: O movimento comunista escrito por Karl Marx e Friedrich Engels.
Soluções para a tarefa
O manifesto comunista
Primeiramente, é uma história sobre a luta das classes, onde Marx e Engels veem necessário atuações do socialismo para após este bem estruturado dar seguimento ao comunismo para expurgar de vez o capitalismo, incluindo dez medidas necessárias para tal feito.
Em sua obra de linguagem simples de fácil entendimento, com uma estrutura básica com uma breve introdução, três capítulos e uma conclusão curta, os autores buscam apresentar o modelo comunista, visto no pesamento deste filósofos, como único ideal supremo para todas as nações.
Primeiro capítulo, descreve uma linha temporal das classes e como suas diferenças afetaram no seguimento da diferença social e produz críticas a sociedade capitalista, analisando que a comunidade desempregada, ou formada por mendigos eram excluídos ou deixados de lado pelo resto.
No segundo capítulo, apresentava a relação dos partidos com os proletários, suas ideias em comum e juntos uma distorção de valores culminando em consequências, conspirando ser possível uma sociedade onde o poder emana a partir de um Estado centralizado, sendo esses, os meios de comunicação, transporte, distribuição de renda e propriedades e etc.
Último capítulo, apresentava os ideais do socialismo, classificando em três tipos: o socialismo reacionário, que visava continuar com o método de produção e troca, o socialismo conservador, que visava uma reforma e não uma revolução e o socialismo e comunismo crítico-utópico que buscava uma mudança por meio de exemplos e não por lutas políticas. Com objetivo crítico para de forma simples provar sua tese sobre o comunismo ser a solução para as diferenças sociais.