Ed. Física, perguntado por renatosantoscosta123, 6 meses atrás

descreva sobre a cultura japonesa​

Soluções para a tarefa

Respondido por nizinha0811
2

Resposta:

O Japão exibe uma cultura multifacetada, com tradições milenares. Embora tenha raízes na cultura chinesa, a distância geográfica permitiu ao Japão a construção de um modelo cultural diferenciado e cujas marcas persistem mesmo com a característica dinâmica do povo de adaptar-se à evolução tecnológica.

Explicação:

Curiosidades

Descubra a cultura japonesa: tradições, culinária e curiosidades

set, 04

Início / Blog / Curiosidades / Descubra a cultura japonesa: tradições, culinária e curiosidades

Valiosa. Assim pode ser definida a cultura japonesa. As tradições milenares e sua culinária saudável são dois aspectos muito admirados por turistas de todas as partes do planeta, principalmente por quem visita o Japão durante as férias ou por temporadas mais longas. Muito da educação e inteligência do japonês pode ser explicado se olharmos para a história de um povo que soube se reinventar diversas vezes, mas que sempre soube respeitar os mais velhos e valorizar o que é novidade.

Saiba quais são os pontos turísticos mas visitados do Japão.

Os templos milenares e novos aparelhos celulares e computadores parecem conviver em perfeita harmonia na terra do sol nascente. Aliás, equilíbrio é o termo ideal para entendermos como as famílias do Japão levam o dia a dia. Saber aceitar e compreender o que pode ser útil na sociedade, não necessariamente consiste em deixar tradições e costumes de lado.  Saiba um pouco mais sobre a fascinante cultura japonesa.

Cultura japonesa: tradições, culinária e curiosidades

Tradições japonesas

As tradições japonesas parecem resistir ao tempo, e continuam atraindo os jovens a manter costumes como o Taiko. É impossível assistir a uma apresentação e não ficar admirado pelo espetáculo de sons que os tradicionais tambores proporcionam. Para se ter uma ideia do valor histórico do Taiko, ele está presente na cultura japonesa há mais de 1500 anos e continua sendo peça fundamental em festividades do país.

Um grande expoente cultura japonesa é o kimono (palavra japonesa para “coisa de vestir”). Herança da época em que o Japão recebia muita influência da China, os primeiros kimonos datam do século IV e eram mais rebuscados do que os genuinamente japoneses e que vieram na era Heian (794-1185), tornando-se então trajes habituais. Hoje, são utilizados apenas em ocasiões especiais, como em casamentos temáticos e apresentações culturais.

Falando em apresentações culturais, no Japão elas são muito incentivadas junto aos jovens. Entre os festivais mais populares, destaque para o O-shogatsu (Ano novo), em que as famílias se reúnem na casa dos avós e comem macarrão, uma representatividade para vida longa. Logo após a meia-noite, é comum encontrar japoneses se dirigindo para templos e santuários, no intuito de pedir boa sorte para o ano que começa.

Outro festival típico do Japão é o O-bom, celebrado em agosto, em memória aos mortos.  Nesta época, várias apresentações de danças e shows de fogos de artifício ocorrem no país. Ainda há datas especiais para crianças, como o  Hinamatsuri (para meninas) e Kodomo-no-hi (para meninos).

Perguntas interessantes