Descreva sobre a Arte no Renascimento. Principais artistas e como era a Arte nesse período *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos.
- O uso da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas.
- Valorização da ciência e da razão, buscando explicações racionais para os eventos naturais e sociais.
- Humanismo: conjunto de princípios que valorizavam as ações humanas e valores morais (ex:respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc)
- Valorização e interesse por vários aspectos culturais e científicos (ex:literatura, artes plásticas, pesquisas científicas).
Entres os principais representantes do Renascimento temos:
Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. ...
A criação de Adão, de Michelangelo. ...
O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. ...
Pietá, de Michelangelo. ...
A escola de Atenas, de Rafael Sanzio. ...
O homem vitruviano, de Leonardo da Vinci. ...
Davi, de Michelangelo
Resposta:
Os principais temas retratados pelos artistas renascentistas diziam respeito a aspectos artísticos e sociais. As principais características das obras renascentistas são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos. Na arte renascentista, a escultura e pintura, foram desprendidas da arquitetura. Nas principais características da arte renascentista na arquitetura está o círculo como modelo centralizador dos templos com a cúpula. O principal arquiteto da arte renascentista, foi Brunelleschi.
Explicação:
seus principais artistas sao: Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Massacio e Filippo Brunelleschi. Cinquecento: nesse momento, em 1500, os temas religiosos se misturavam aos profanos e se espalhavam pela Europa (Espanha, Portugal, França e Alemanha).