Descreva sinteticamente as principais mudanças ocorridas na Primeira, na Segunda e na Terceira Revolução Industrial e aponte os produtos que melhor representam essas eras industrias.
Soluções para a tarefa
Primeira Revolução Industrial
Essa Revolução Industrial foi um processo iniciado na Inglaterra, aproximadamente na metade do século 18, que teve como um dos principais acontecimentos a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil, ou seja, na fabricação de fios e tecidos. Esse processo trouxe modificações significativas na economia e na sociedade, que se tornaram mais complexas, e, por conseqüência, no espaço geográfico: aumentou a quantidade de profissões, de mercadorias produzidas, de unidades de produção (as fábricas); as cidades passaram a crescer, em alguns casos, num ritmo bastante acelerado; o campo conheceu um processo de mecanização; foram estruturadas ferrovias, que aumentaram a capacidade de circulação de mercadorias e pessoas, além de terem agilizado o transporte; a necessidade por matérias-primas agrícolas e minerais ampliou-se significativamente e, em decorrência disso, muitos povos foram explorados, sobretudo no continente africano.
Segunda Revolução Industrial
Entre meados do século 19 e meados do século 20, diversos inventos passaram a ser produzidos e comercializados: automóvel, telefone, televisor, rádio, avião. Essas situações de avanço tecnológico contínuo e modernização de equipamentos e produtos podem contribuir para que as pessoas desvalorizem o que não é moderno, inclusive, as sociedades que têm uma grande riqueza cultural, nas quais a criatividade humana está presente de forma marcante, como nas diversas sociedades indígenas que habitam o Brasil.
Terceira Revolução Industrial
Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam a Terceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais. Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica.
A Primeira Revolução Industrial se dá quando a produção manufaturada substitui o artesanato, permitindo a produção em larga escala, a partir do advento da máquina a vapor. A Segunda Revolução Industrial ocorre após a descoberta e adoção de novas fontes energéticas, e é marcada pelo gerador elétrico e pelo uso do petróleo. A Terceira Revolução Industrial é marcada pela eletrônica, que alavanca a produção e as descobertas científicas.
As revoluções industriais
A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra a partir de 1760. Os antigos produtos de artesanato são, em grande parte, substituídos pelos manufaturados, principalmente na indústria de tecidos. A Segunda Revolução Industrial ocorre entre meados do século XIX e meados do século XX. Também foi iniciada na Inglaterra e diversificou as fontes de energia.
Já a Terceira Revolução Industrial, ocorrida a partir dos anos 1950 e com mais intensidade em 1970, se caracteriza não só pelo avanço da produção, mas também pelas formação do chamado meio técnico-científico-informacional. A eletrônica impulsionou também as trocas de informação e os meios de transporte, tornando mais simples a comunicação entre diversos pontos do globo com o avanço dos softwares e hardwares.
Para saber mais sobre as revoluções industriais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/42267666
#SPJ2