Descreva se os componentes abaixo estão presentes na microarquitetura da CPU Core i7 - 7ª Geração e justifique!
01-)Quais são as máscaras que representam os endereços IP classes A, B e C respectivamente? Qual a quantidades de redes e hosts cada uma fornece. Justifique sua resposta.
02-)Qual dos equipamentos entre os ativos de rede opera na camada de Enlace? Explique o seu funcionamento.
03-) Explique o funcionamento do protocolo CSMA/CD e CSMA/CA.
04-) Como podemos caracterizar uma rede, levando-se em consideração a sua abrangência geográfica (alcance)? Cite pelo menos 3 classificações e explique o que caracteriza cada uma delas.
05-)Os comandos utilizados para configurar o Switch são semelhantes aos de configuração dos roteadores e utilizam a mesma interface de comandos (CLI). Descreva passo a passo os comandos para alterar o nome do Switch, para SW1, atribuir senha (cisco) criptografada secreta, atribuir senha (cisco) na console 0, atribuir senha (cisco) de acesso na line VTY
Soluções para a tarefa
1- Uma máscara subnet mask é um número de 32 bits usado em um IP para separar a parte correspondente à rede pública, à sub-rede e aos hosts. A máscara de rede padrão acompanha a classe do endereço IP. Sendo assim, num endereço de classe A, a máscara será 255.0.0.0, num endereço classe B, a máscara padrão será 255.255.0.0, e num endereço classe C, a máscara padrão será 255.255.255.0.
Classes de endereço de IP
Temos 5 classes, sendo elas:
- Classe A — Nesta classe, o primeiro octeto indica o endereço de rede e os três últimos octetos são a porção de host. Quando o primeiro octeto está entre 1 e 126, é considerado endereço de Classe A.
- Classe B — Na classe B, os dois primeiros octetos indicam o endereço de rede e os dois últimos octetos são a porção de host. Quando o primeiro octeto está no intervalo de 128 a 191 é um endereço Classe B.
- Classe C — Aqui, os três primeiros octetos indicam o endereço de rede e o último octeto é a porção de host. O primeiro intervalo de octeto de 192 a 223 é um endereço de Classe C.
- Classe D — A classe D difere um tanto das outras três primeiras, pois é utilizada para multicast. Os endereços IP de multicast têm seus primeiros octetos na faixa entre 224 e 239.
- Classe E — E a última classe é aquela reservada para uso futuro e inclui o intervalo de endereços com um primeiro octeto de 240 a 255.
2- O equipamento que opera na camada de Enlace é o SWITCH.
O equipamento SWITCH
Este é um equipamento que interliga hosts em uma rede e trabalha na camada de enlace.
Tem o conhecimento de endereços MAC dos equipamentos ligados a ele e portanto, cria a micros segmentação da rede, diminuindo consideravelmente as colisões na rede.
Além disso, é um equipamento que possibilita a troca de informações entre várias estações simultaneamente, servindo de ponte com múltiplas portas, elevando a velocidade interna.
3- CSMA = Carrier Sense media access
O CSMA
Podemos dizer que é a média através de sensor de portadora. A ideia é acessar o meio de transmissão através de um sensor que detecta que existe portadora.
No entanto, gera o problema de colisão pois o meio é compartilhado entre todos que acessam essa rede.
Então, existem 2 métodos para se tratar a colisão:
- Colision avoidance = CA. Aqui, um protocolo é utilizado para garantir que NUNCA vai ter colisão, porém é um protocolo complexo e o esforço para evitar a colisão é maior do que o esforço para contornar o problema que a colisão causa. A performance de CSMA/CA usualmente é menor do que CSMA/CD em redes bem dimensionadas.
- Colision detection = CD. Nesse protocolo os nós transmitem quando quiserem e CASO aconteça uma colisão, eles tentam de novo. O resultado é que é mais rápido retransmitir do que perder tempo tentando evitar a colisão. É o protocolo mais usado, de longe, hoje em dia.
4- As redes de computadores podem ser classificadas, pela sua abrangência, em LAN (local area network), MAN (metropolitan area network), e WAN (wide area network).
Abrangência das redes de computadores
As redes de computadores podem ser classificadas em LAN, MAN e WAN, sendo essa uma classificação tradicional
- LAN – Rede Local: Local Area Networks, dentro de um mesmo espaço físico, empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa.
- MAN – Rede Metropolitan Area Network, e conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.
- WAN – Rede de Longa Distância: A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância país ou até mesmo um continente.
5-Os passos a passos do comando:
A partir do prompt EXEC privilegiado, entre no modo de configuração e mude para o modo de configuração de linha, usando os seguintes comandos.
router#configure terminal
Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.
router(config)#line con 0
router(config-line)#
router(config-line)#password letmein
router(config-line)#login
router(config-line)#end
router#
%SYS-5-CONFIG_I: Configured from console by console
Configurando SWITCH
Quando realizar o login no switch pela primeira vez, será necessário usar o nome do usuário e a senha padrão, que são cisco.
A partir disso, pedirá para inserir e configurar uma nova senha para a conta da Cisco, sendo que a complexidade da senha é habilitada por padrão, então, se a senha escolhida não for complexa o suficiente, pedirá para criar outra senha.
Para saber mais sobre rede de computadores, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/42690155