Ed. Física, perguntado por bormannisabelly, 7 meses atrás

Descreva qual é a Relação entre um Distúrbio Alimentar e Imagem Corporal? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por alvesorlando725
3

Resposta:

imagem corporal é a figura que o ser humano tem de seu próprio, sendo formada em sua mente. Este conceito envolve três componentes: o perceptivo, relacionado com a percepção do corpo, e a uma estimativa do tamanho corporal e do peso; o subjetivo, referente à satisfação com a aparência, juntamente com a ansiedade e a preocupação relacionados a ela; e o comportamental, que consiste em situações evitadas devido ao desconforto causado pela aparência corporal1.

    Distorcer a percepção corporal subestimando ou superestimando o peso, é muito mais comum em adolescentes e mulheres, influenciados por fatores sociais, socioculturais e pela mídia por meio de modelos e atrizes extremamente magras, causando a busca pelo padrão corporal considerado como ideal, associando-o à felicidade1-2.

    A sociedade, valorizando a atratividade e a magreza, faz da obesidade uma condição altamente estigmatizada e rejeitada3. O medo da obesidade faz com que as mulheres controlem neuroticamente o peso corporal, por meio de dietas extremamente restritas, exercitem-se de maneira exaustiva e ainda façam uso de laxantes, diuréticos e drogas anorexígenas4. No entanto, indivíduos do sexo masculino também podem apresentar imagens corporais distorcidas. Estudos mostram que o nível de insatisfação dos homens em relação a seus corpos vem crescendo nos últimos anos5. A distorção da imagem corporal está comumente associada a distúrbios alimentares como a bulimia, a anorexia e a vigorexia, tanto em homens quanto em mulheres1,5.

    Os Transtornos Alimentares (TAs) possuem uma etiologia multifatorial, sendo determinados por diversos fatores que interagem entre si de modo complexo, para produzir e, muitas vezes, perpetuar a doença6. Esse quadro costuma ter fatores com algum evento significativo como perdas, separações, mudanças, doenças orgânicas, distúrbios da imagem corporal, depressão, ansiedade e, até mesmo, traumas de infância, como abuso sexual. No entanto, a forma como esses fatores atuarão como causa do distúrbio ainda não está esclarecida4.

    Os TAs e a distorção da imagem corporal podem ocorrer em atletas, inclusive do sexo masculino, sendo os esportes de maior risco, tanto para homens quanto para mulheres, aqueles nos quais uma baixa porcentagem de gordura corporal é desejável, como maratonas e cross-country, além dos esportes nos quais altos índices de massa magra são interessantes, como algumas lutas, danças e corridas a cavalo7.

    Sundgot-Borgen8, Torstveit e Skarderud (2004), relatam existir maior freqüência de distúrbios alimentares em atletas do que em não-atletas, sendo que participar de competições pode ser considerado um fator importante no desenvolvimento destes transtornos. Tal fato pode ocorrer pelo fato de os atletas serem normalmente muito preocupados com a saúde e, em alguns esportes, o peso correto ajudar o atleta a atingir um melhor desempenho7.


bormannisabelly: obrigada
Perguntas interessantes