Descreva quais foram os três estágios da transformação dos cuidados com o meio ambiente por parte do setor produtivo:
Soluções para a tarefa
O que é uma cadeia produtiva? Antes de definirmos melhor esse conceito, vamos a um exercício prático:
Caso esteja lendo este texto num celular, deve saber que esse aparelho tem um longo caminho até a sua mão. Provavelmente você o comprou de uma loja, que comprou de uma distribuidora, que retirou a mercadoria de uma fábrica, que foi responsável pela produção a partir de matérias-primas, que foram adquiridas de alguma fornecedora.
Se quiséssemos ir mais longe poderíamos falar também das condições de produção de recursos naturais, que são a base para a maioria dos produtos, mas vamos nos ater às etapas seguintes do processo produtivo.
Todo produto disponível em mercados, marketplaces ou revendedoras passa por um percurso semelhante. Isso significa que, antes de ficarem prontos, eles vão ser constituídos por diversas matérias-primas que vão passar por um número variável de transformações até estar em condições de ser levado ao consumidor final.
Isso serve para bens de consumo, ou seja, aqueles que serão adquiridos pelo consumidor final – normalmente, pessoa física. Entretanto, os bens de produção (matéria-prima) e bens de capital (instalações necessárias para a produção de bens, como maquinário) também são considerados produtos e são adquiridos por outros clientes – sejam eles pessoas físicas ou outras empresas.
Evidentemente a definição acima é apenas uma forma simplista de abordar todos os elementos envolvidos no percurso de disponibilização de um produto. Abaixo vamos detalhar de maneira mais aprofundada o que é uma cadeia produtiva e quais são os seus componentes.
Distribuição do produto
Transformação de matéria-prima em produto
O elo comum da cadeia produtiva: o processo de vendas