Descreva quais foram as principais características (políticas, econômicas e sociais) que precederam os países enolvidos na Guerra do Paraguai. * Sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Guerra do Paraguai foi o conflito de maior duração ocorrido na América do Sul e estendeu-se de finais de 1864 até o começo de 1870. Essa guerra foi resultado do processo de formação e consolidação das nações da bacia platina e gerou consequências graves para todos os envolvidos, sendo o Paraguai o país mais prejudicado.
Antecedentes
A Guerra do Paraguai foi resultado direto do processo de formação das nações da bacia platina (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e dos choques de interesses em questões políticas e econômicas desses países envolvidos. As tensões que levaram ao efetivo início desse conflito concentraram-se na Guerra Civil Uruguaia.
A Guerra do Paraguai, no entanto, foi alvo de um intenso debate entre os historiadores acerca de suas causas. As interpretações feitas até a década de 1990 sobre esses fatores foram refutadas por estudos recentes realizados por historiadores paraguaios e brasileiros que tiveram acesso a uma ampla documentação inédita. Assim, o entendimento que existia dessa guerra sofreu profundas alterações.
Com essa nova interpretação histórica, as causas do conflito podem ser resumidas nas disputas territoriais entre essas nações, em questões econômicas que envolviam a navegação dos rios da bacia platina e, principalmente em questões políticas relativas à Guerra Civil Uruguaia. Todos esses fatores, a partir de 1862, criaram um quadro de tensão que levou o Paraguai a iniciar a guerra em dezembro de 1864.
Explicação: