Biologia, perguntado por evelyncupper11, 10 meses atrás

descreva quais as diferenças existentes no Sistema Respiratório Humano e no das aves.

Soluções para a tarefa

Respondido por moniquemmellogenovez
3

Resposta:

aves

sistema respiratório das aves é extremamente modificado em relação aos outros grupos de vertebrados, principalmente pela presença de sacos aéreos, estruturas que auxiliam na respiração, apresentando assim o sistema respiratório adaptado para suprir as necessidades metabólicas e energéticas do voo. Didaticamente, podemos dividir o sistema respiratório das aves em pulmão e sacos aéreos (HILDEBRAND; GOSLOW, 2006).

Nas aves, as cartilagens da laringe são similares às dos répteis, e não possuem cordas vocais. As aves apresentam uma estrutura denominada siringe, o órgão vocal, localizada na base da traqueia. A siringe é responsável pela vocalização destes animais, fundamental na comunicação entre os indivíduos, assim como na corte e no chamado entre os pais e os filhotes (POUGH; JANIS; HEISER, 2008).

Pulmões

As aves apresentam dois pulmões conectados pela traqueia. Os pulmões são pequenos e compactos, e estão firmemente aderidos à parede dorsal da cavidade torácica. Comparados aos dos mamíferos, pode-se dizer que os pulmões das aves são rígidos.

Ao contrário dos mamíferos, que possuem alvéolos em fundo cego, as aves apresentam vias de condução que se ramificam repetidamente, em um único sentido, formando os parabrônquios. Estas estruturas, unidas, formam o pulmão das aves. Na parede de cada parabrônquio se abrem capilares aéreos, local onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue (KARDONG, 2006).

Sacos aéreos

São estruturas pares, acessórias, que estão conectadas aos pulmões, que promovem um fluxo de ar unidirecional, ou seja, em uma única direção. A quantidade de sacos aéreos varia de acordo as espécies, mas basicamente as aves apresentam sacos aéreos anteriores (interclavicular e torácico anterior) e posteriores (torácico posterior e abdominal).

Além de auxiliar na respiração, os sacos aéreos ajudam no resfriamento do corpo da ave, principalmente após atividades, de voo ou não, que geram grandes quantidades de calor.

Ventilação pulmonar nas aves

As aves apresentam dois ciclos de inalação/exalação. Durante a primeira inalação, o ar (seta sólida) entra e é dividido, onde uma parte segue para os parabrônquios e a outra enche os sacos aéreos posteriores. Na primeira exalação, o ar dos sacos aéreos posteriores entra nos pulmões, expulsando o ar contido ali. Na segunda inalação, as setas tracejadas indicam o ar que entra, e é novamente dividido, onde uma parte abastece os sacos aéreos anteriores. Na segunda exalação, o ar consumido é expulso para fora dos pulmões, saindo com o ar dos sacos aéreos anteriores.

humanos

trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Respondido por ChaySoaresRodrigues
2

Resposta:

A respiração das aves ocorre através de pulmões rígidos que se localizam na região torácica do animal. A traqueia das aves se divide em brônquios que se ramificam, no interior dos pulmões, em finíssimos tubos chamados de parabrônquios ou parabronquíolos, que são irrigados por capilares sanguíneos que permitem as trocas gasosas.

Nas aves não existem alvéolos pulmonares (como nos mamíferos), mas, sim, capilares aéreos que partem dos parabronquíolos. O gás oxigênio passa desses capilares para os capilares sanguíneos, ocorrendo, assim, trocas gasosas.

Explicação:

Perguntas interessantes