descreva porque a revolução de 1930 era fator de desencadeante para mudanças na capital de Goiás
Soluções para a tarefa
Resposta:
Goiás
Indústria
Goiânia
Industrial
Centro-oeste
Pedro Ludovico
Revolução de 30
out 1935A Revolução de 30 e sua influência na industrialização
Mudanças políticas e sociais culminou bons resultados para o Novo Goiás!
História de Goiás
Cartão Postal da nova capital em construção: Goiânia
Recorte de capa de jornal com intuito de atrair pessoas para Goiânia
A Revolução de 30 foi um movimento político armado com o objetivo de derrubar o governo do então presidente da república Washington Luís e impedir que Júlio Prestes fosse empossado. Mais o que esse marco histórico decidiu no curso da História? Manobras políticas? Poderio armado? Soluções econômicas para o Brasil?
Goiás foi considerado por muito tempo um estado periférico. Aqui a comunicação era difícil, o acesso era quase que impossível e pessoas que moravam no litoral em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e estados do sul nem pensavam na possibilidade de vir para Goiás, instalar-se, aventurar em abrir um comércio sem uma perspectiva de como seria o resultado. Antes de 1930, Cidade de Goiás (antiga Villa Boa de Goyaz) era a capital da província e este local ermo não chamava muita atenção de pessoas a vir morar, pois o período de “ouro” já havia passado não havia mais veios d’agua para explorar, a cidade passou a cultivar outros produtos para sobreviver.
Com a visão futurista do Dr. Pedro Ludovico Teixeira em fundar uma nova capital, foi o início de uma transformação para o estado de Goiás. Cidade planejada, arquitetura diferenciada e um local considerado ideal para construção de uma sede administrativa. Com aliados políticos uniu forças em realizar um sonho que já pairava na mente de muitos, mas nunca concretizado. A construção da nova capital de Goiás foi anunciada para chamar atenção de pessoas a virem para o novo centro em ascensão. Inúmeras pessoas vieram para construir casas, ruas, pontes, prédios onde seria acomodado todo aparato administrativo que seria transferido da antiga capital. Como esse grande passo, Goiás começou a desmistificar aquela ideia de zona periférica, pobre e sem futuro. A mudança não foi da noite para o dia, mas a ponta do iceberg já havia sido quebrada.