descreva porque a China convive com a acusação de ser a democracia e a liberdade de expressão
me ajudem pfvr, tenho q entregar amanhã
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando criada, a internet prometia conhecimento ilimitado acerca de tudo o que pudesse acontecer no mundo todo. Para a China, a chance de conhecer um mundo “não chinês” foi banida por uma muralha – desta vez digital – que censura quase todo o conteúdo acessado pelos chineses.
Esta muralha tem nome: Jin Dun (“escudo de ouro”, em chinês). Este sistema custou ao Partido Comunista Chinês (PCC), governo absoluto da China, US$ 29 bilhões que mantêm 640 mil computadores e 30 mil funcionários – duas vezes mais que os membros da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.
Google, Youtube e Wikipedia não são para eles assim como são para nós. O conteúdo é restrito e os sites de busca só retornam com resultados permitidos pelos censores. Buscar por “Praça Tiananmen” ou “Tibete” não trará em nenhum resultado o massacre dos estudantes ou os protestos mundo afora. Sites chineses que questionam as ações do PCC também são rapidamente censurados.
O Jin Dun lista palavras e termos que não devem ser acessados e aí quando algum chinês clica no tal termo o site bloqueia na hora. Quem insiste em subverter a lei pode ser penalizado desde a suspensão do serviço de internet até a uma “visitinha” policial.