Português, perguntado por eduarda1439, 1 ano atrás

descreva por meio de desenhos esquemático com

Soluções para a tarefa

Respondido por alanisrohde
3

Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. São parasitas obrigatórios e, conseqüentemente, responsáveis por várias doenças infecciosas.

2) pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.

3)Alguns vírus são formados apenas pelo nucleocapsídeo , ou seja , contém apenas o ácido nucléico envolto pela cápsula protéica. São exemplos os bacteriófagos, os vírus de plantas, o parvovírus, o vírus Epstein-Barr, adenovírus, vírus da herpes.
Outros, no entanto, possuem um envoltório ou envelope lipoproteico externo ao nucleocapsídeo e são denominados vírus capsulados ou envelopados. São exemplos o HIV e os vírus da gripe, gripe aviária, hepatite e raiva.

4) O vírus bacteriófago infecta bactérias. Para se reproduzir, o bacteriófago fixa-se na superfície da bactéria hospedeira através da cauda, perfura a membrana celular e injeta todo o material genético.Desenho site abaixo.
CICLO LISOGÊNICO : O vírus insere seu material genético na bactéria ou na célula hospedeira,onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada.
CICLO LÍTICO : O vírus insere o seu material genético na bactéria, onde as funções normais desta são interrompidas pela presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA).

5) a) o vírus insere seu material genético na bactéria ou na célula hospedeira,onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular.
b)Os genes do vírus são transcritos em moléculas de RNA e traduzidos em proteínas virais. Isso ocorre por que a célula não diferencia os genes do invasor de seus próprios genes.Em poucos minutos, a bactéria está totalmente controlada pelo bacteriófago.

6)Os vírus possuem receptores específicos que só se encaixam em um tipo de proteína ou partícula da membrana da célula (específica) que este vírus parasita.
OU
Um tipo de vírus ataca apenas determinados tipos de células, por que o vírus só consegue infectar a célula que tiver em sua membrana substâncias às quais ele possa se ligar.

7) A infecção de um plantio por uma virose pode ocasionar diferentes tipos de danos, como redução de produção, perdas qualitativas (efeito no teor de açúcar, tamanho dos frutos, teor de amido ou redução do valor comercial pela ocorrência de manchas na casca), redução no vigor e vida útil das plantas.

8) Ciclos de vida de um vírus:
1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.
AIDS - Os antibióticos não servem para combater os vírus. Alguns tipos de remédios servem apenas para tratar os sintomas das infecções virais.
http://microbiologiabrasil.blogspot.com/...

9)Medidas preventivas para se evitar a AIDS:
1- uso de preservativos nas relações sexuais
2- redução do número de parceiros sexuais
3- uso de seringas descartáveis
4- controle do sangue doado através de testes anti-aids.
5- esterilização eficiente do instrumental médico, odontológico e similares.

10) 1- Raiva: transmitida pela mordida de animal (cão, gato) contaminado, devendo ser mantido o animal em observação. É necessário lavar o local da mordida com água limpa e sabão, e em seguida procurar uma unidade de saúde mais próxima para administração da vacina anti-rábica. Os animais devem ser periodicamente vacinados, visto que é a medida profilática mais recomendada e eficaz.

2-Gripe: os vírus se instalam nas vias respiratórias superiores, a doença é transmitida por gotículas de saliva contaminada, causando dores musculares, fraqueza, tosse, febre e coriza intensa. As medidas profiláticas envolvem desde a vacinação ao tratamento do doente.

3-Hepatite A, B e C: inflamação do fígado, tendo uma das causas a contaminação por vírus, através da ingestão de água e alimentos contaminados, transfusões de sangue, relações sexuais sem camisinha. As medidas profiláticas abrangem medidas preventivas sanitárias com melhoria da infra-estrutura básica, programas de saúde, triagem minuciosa nos bancos de sangue e tratamento do doente
Perguntas interessantes