Biologia, perguntado por 7com, 11 meses atrás

descreva os tipos de ligações químicas na dupla-helice do DNA.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jeehbastos03
6

Resposta:

O modelo de DNA humano atual propõe que os nucleotídeos se arranjam em duas cadeias complementares e antiparalelas girando em torno de um eixo. Assim, eles se dispõem aos pares e em cadeia dupla, sendo que suas ligações proporcionam uma disposição em hélice. Por essa razão, o modelo recebeu o nome de dupla hélice do DNA.

 Para que os nucleotídeos fiquem pareados, é necessário que essas duas cadeias sejam ligadas. As cadeias se ligam na parte interna da molécula por pontes de hidrogenio entre as bases nitrogenadas de cada uma delas. Entretanto, elas não se ligam aleatoriamente umas com as outras. Esses pares são formados por ligações entre uma base nitrogenada púrica e outra pirimídica. Mais detalhada e obrigatoriamente, a guanina se liga com a citosina e a adenina se liga com a timina. Assim, o DNA se forma com o pareamento dos nucleotídeos que compõem as duas cadeias antiparalelas.

 a estrutura básica do DNA humano é formada, na parte externa da molécula, pela ligação entre a desoxirribose de um nucleotídeo com o grupo fosfato de outro e, na região interna, pela formação de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

Explicação:

Respondido por fernandasoares0002
1

Os nucleotídeos de uma mesma fita de DNA estão unidos por ligação covalente e os nucleotídeos de fitas diferentes se ligam por Ligações de Hidrogênio.

Agora vamos entender melhor o porquê disso.

Propriedades do DNA

O DNA é formado por vários nucleotídeos pareados em uma dupla fita. Os nucleotídeos de uma mesma fita de DNA são unidos por ligação covalente, de modo que, o carbono 3' da pentose de um nucleotídeo, se ligue ao fosfato de outro.

A ligação covalente é uma ligação em que há o compartilhamento de elétrons e caracteriza por ser forte e difícil de ser rompida.

Já a ligação de une um nucleotídeo de uma fita ao de outra através das bases nitrogenadas, é a ligação de hidrogênio. Essa ligação é mais fraca que a covalente e isso auxilia muito no processo de replicação do DNA.

No momento da replicação, a enzima helicase, que "corta" o DNA no meio, vai rompendo as ligações de hidrogênio. Por representarem ligações mais fracas que a covalente, o procedimento de replicação é mais facilitado.

Aprenda mais sobre o DNA aqui: brainly.com.br/tarefa/339346

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes