Descreva os principais elementos teóricos dos seguintes modelos atômicos: Thomson:
Rutherford;
Bohr:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Thomson: conhecido como pudim de passas, por conta de seu formato, suas características são: núcleo positivo, com elétrons (as uvas passas) incrustados.
Rutherfod: O núcleo continua sendo positivo, mas agora os elétrons estão dispostos em camadas, isto é, fora do núcleo. Por meio de seu famoso experimento, que na verdade fora feito por seus alunos Geiger–Marsden, da folha de ouro, comprovou que o núcleo é muito pequeno e os elétrons estão a distâncias enormes dele, numa relação tal qual uma bola de futebol (núcleo) está para o campo.
Bohr: No modelo de Rutherford havia uma incoerência: se o núcleo é positivo e os elétrons são negativos, esperar-se-ia que um atraísse para o outor, ao mesmo tempo que os prótons no núcleo tentariam se afastar um do outro.
Bohr corrigiu isso enunciado que os elétrons não "caem" para o núcleo pois estão em camadas muito bem definidas, os chamados níveis de energia. Além disso, no núcleo existem os nêutrons - que não eram conhecidos por Rutherford, essa descoberta veio tempos depois -, que reduzem a força de repulsão dos prótons.
Explicação:
Veja: essa parte histórica da Química pode soar um pouco chata. Mas gostaria de lhe convidar a dar-lhe uma chance. Por quê?
Porque é com o entendimento da evolução dos modelos atômicos que podemos contemplar os experimentos científicos mais atuais, inclusive podendo compreender melhor o modelo atômico atual
Os modelos anteriores foram aceitos para uma época em que nossas tecnologia permitia um nível de observação. Atualmente, com as descobertas do mundo quântico, muitas coisas mudaram e outras foram aperfeiçoadas. Não, eu não entendo nada de mecânica quântica e portanto não ousaria dar explicações esfarrapadas, mas posso fazer essa provocação; lembrar-lhe que os dois modelos da questão já estão obsoletos há quase um século.
O modelo atual lida com a impossibilidade de saber a posição e velocidade de um elétron, Princípio da Incerteza de Heisenberg, atuação das forças nucleares forte e fraca, distribuição dos elétrons em subníveis mais prováveis, etc.
Mesmo que a princípio não entenda isso ou aquilo, acredito que iremos concordar que a natureza é um espetáculo à parte, não pedindo, mas podendo ser descoberta.
Abaixo, respectivamente, o modelo de Thomson, Rutherford e Bohr.