História, perguntado por danajulia157, 8 meses atrás

Descreva os povos mochicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por miladylooli
3

Resposta:

Muito antes das civilizações dos Astecas, Maias e Incas, haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano. Dentre estas culturas, os Mochicas ou moches, são uma delas.

Eles se desenvolveram no Peru por volta do século I e constituíram um império centralizado nas mãos de um nobre. Atribui-se a esse povo a evolução de um sistema de cultivação de terra através de engenhosos aquedutos, o que explicava a grande produção agrícola. Dentre os alimentos e plantas cultivados, estavam a batata, o feijão e o milho, que eram abundantes nos solos.

Anexos:
Respondido por josuesilva2004
5

Resposta:

      Olá!

  • Mochicas foi uma civilização pré-inca que floresceu na costa norte do Peru a partir de sobre o primeiro ao oitavo séculos, conhecido especialmente para seus vasos de cerâmica modelados em figuras humanas e animais naturalistas.
  • Os mochicas foram contemporâneos com a civilização Nazca (200 aC – 600 dC) mais abaixo da costa, mas, graças à sua conquista de áreas vizinhas, eles foram capazes de acumular a riqueza e o poder necessário para estabelecer-se como um dos mais original e importante culturas início deandinos.
  • Os mochicas também manifestaram-se na arte com um grau tão elevado de estética que seus murais naturalistas e vibrantes, cerâmica e trabalho em metal estão entre os mais conceituados nas Américas.
  • A civilização mochicas acredita-se que durou 1.000 anos.
  • A capital, conhecido simplesmente como mochica e dando seu nome à civilização, que a fundou, situa-se no sopé da montanha Cerro Blanco e já cobriu uma área de 300 hectares.
  • Além de habitação, praças, armazéns, oficinas e edifícios urbanos, também tem monumentos impressionantes que incluem dois enormes montes de tijolos de adobe da pirâmide.
  • Estas estruturas monumentais, em seu estado original, exibir traços típicos da arquitetura mochica: vários níveis, rampas de acesso e de cobertura inclinada.
  • Originalmente, ela fica mais de 50 m de altura, cobre uma área de 340 x 160 m, e foi construído utilizando mais de 140 milhões de tijolos.
  • Uma rampa no lado norte dá acesso ao cume, que é uma plataforma na forma de uma cruz.
  • Os conquistadores espanhóis mais tarde desviaram o Rio Moche, a fim de quebrar a Huaca del Sol e saquear os túmulos dentro, sugerindo que a pirâmide também foi usado pelo Moche por gerações como um mausoléu para pessoas importantes.
  • A cultura Moche ou Mochica surge e se desenvolve na longa e estreita margem desértica da costa norte do Peru, entre os séculos I e II, até o século VIII. Esta área o epicentro cerimonial de sua cultura que, em pleno apogeu, abrangeu os atuais territórios de Piura, Lambayeque, La Libertad e Ancash, até o porto de Huarmey.
  • A sociedade Mochica era estabelecida em hierarquias muito marcadas que, com a falta de haver desenvolvido algum tipo de escritura, ficou refletido em sua abundante produção de cerâmicas ou (cemitérios indígenas). A pirâmide desta sociedade teocrática era encabeçada pelos Senhores, com poderes territoriais e religiosos. Os sacerdotes se conformavam com um segundo estrato, que podia ser integrado por mulheres sacerdotisas, assim como os Chimus. O terceiro estrato era o do povo, que realizava os trabalhos de campo e os ofícios.
  • Os Moches eram evidentemente guerreiros, como mostram as cenas de luta, as multidões de guerra entrelaçadas de maneira heráldica, os escudos nas decorações das vasilhas e as representações esculturais individuais. Os guerreiros gozavam de um status especial e formavam pequenos exércitos profissionais.
  • Para os Mochicas, amantes da vida, a morte não constituía o fim. Os homens continuavam vivendo em outra esfera do mundo com suas mesmas obrigações ou privilégios, razões que levava ao sepultamento com provisões e bens. Os enterros refletiam assim a função e o lugar de cada homem dentro da sociedade. As tumbas Moches possuem uma decoração muito mais rica do que as de épocas anteriores, e os mortos são sempre colocados sobre as costas. Os grandes personagens eram enterrados juntos a dezenas de vasilhas, garrafas, jarros, bandejas e recipientes com decorações em relevo que representavam frutos, animais, homens e deuses. Os cadáveres levavam valiosos pendentes, mosaicos de turquesa gravada em ouro, colares de contas de ouro e medalhões com rostos humanos.
  • Os mochicas não possuíam escrita, porem possuíam uma rica iconografia. Nela são pintadas várias tradições de sua cultura como, por exemplo, todo o ritual de sacrifício. Estes começavam com a captura de prisioneiros em batalhas, geralmente travadas no deserto, entre as cidades-estado. Os soldados vencedores batiam com pesados porretes no nariz dos vencidos que então eram despidos e amarrados pelo pescoço para serem conduzidos até a cidade vencedora. Os captores traziam os prisioneiros e desfilavam com eles na praça principal do templo.
  • Curiosamente, os mochicas tinha uma sensibilidade estética extraordinária. Suas obras de arte estão entre as mais espetaculares da América pré-hispanica, diz o arqueólogo americano Christopher Donnan, eles alcançaram um grau de realismo nas esculturas de cerâmica que supera de longe os maias, a mais desenvolvida civilização americana. O estilo mochica clássico é o chamado huaco-retrato, que surgiu no século V na cidade que estava aos pés da Huaca de la Luna.
  • A cultura mochica foi batizada em homenagem ao vale do Rio Moche, ode o alemão Max Uhle encontrou seus primeiros vestígios em 1899. A palavra siginifica santuário na língua daquele povo, falada até o final do século 18.

Espero ter ajudado! Bons estudos!


miladylooli: ISSO praticamente foi um livro kjskjsksj
miladylooli: okayy fofo
danajulia157: Parabéns!!!!
Perguntas interessantes