Biologia, perguntado por isisnascimento1, 1 ano atrás

Descreva os fenótipos e genótipos da geração parental de Mendel e como ele chegou a essas plantas

Soluções para a tarefa

Respondido por Estudiosa2810
4
A análise genética é anterior a Gregor Mendel, mas as "Leis de Mendel", resultantes da interpretação  posterior de seus resultados, formam a base teórica para nossa compreensão dos padrões de herança.

Anteriormente a Mendel as análises de padrões de herança eram dificultadas e confundidas pelo uso de  material experimental pouco adequado, como os cruzamentos complexos, envolvendo muitas  vezes animais que produziam características pouco marcantes ou mistas ao longo de sucessivas  gerações. Mendel compreendeu que deveria partir de um material homogêneo e trabalhar com plantas,  que permitem a autofecundação, produzem uma progênie muito numerosa e que pode ser guardada  na  forma de sementes para experimentos futuros. Com esta visão, Mendel fez duas importantes  inovações:

 

1. Desenvolveu linhagens puras (homozigotas) para cada característica que pretendia estudar nas  ervilhas;

2. Quantificou cuidadosamente seus resultados e os analisou estatisticamente.

 

LINHAGEM PURA é caracterizada por uma população que quando intercruzada produz indivíduos  sempre idênticos aos parentais. Isso é uma inovação particularmente importante porque o cruzamento  de linhagens não puras dificultaria a análise dos resultados experimentais.

LINHAGEM HÍBRIDA é constituída por uma população dos descendentes do cruzamento entre genitores com  características distintas entre si, em relação à estrutura que se deseja estudar.

 

A espécie de ervilha utilizada por Mendel (Pisum sativum) era de  fácil cultivo e obtenção além de  apresentar uma diversidade de formas e cores, facilmente identificáveis. Essa é uma espécie que  é  autopolinizada de maneira espontânea, mas que também pode ser cruzada artificialmente. Eram  baratas e ocupavam pouco espaço. Outro fato importante é que estas ervilhas apresentavam um  tempo  de geração relativamente curto, produzindo uma descendência farta. Mendel utilizou-se de uma  gama  de características e para cada uma delas, obteve linhagens puras resultantes de  autopolinizações ou  de cruzamentos dentro de uma mesma população, realizados e monitorados  durante dois anos. Isto foi  decisivo para os trabalhos de Mendel, pois a partir daquelas linhagens  puras quaisquer alteração  surgida teria um significado científico, ou seja, ele estabeleceu um "método  de controle" para seus  experimentos. Mendel estudou sete características: forma da ervilha, cor da  ervilha, cor das pétalas,  forma  da vagem, cor da vagem, posição da flor na planta e altura da planta.       Para cada uma destas  características ele estabeleceu pares de linhagens puras, referentes ao estado  da  respectiva  característica. Assim quanto à forma da semente da ervilha, esta poderia ser lisa ou  rugosa; quanto à  cor, amarela ou verde; a cor das pétalas poderia ser púrpura ou branca; a forma das  vagens, eram  inflada ou sulcada; a cor das vagens, verde ou amarela; a posição das flores, axial ou  terminal; e o  tamanho das plantas, longas ou curtas. Mendel sempre desenvolveu  cruzamentos entre  duas  linhagens para uma mesma característica.

Dessa forma, a análise de seus resultados originou o termo "herança monofatorial", ou  monohibridismo.



Perguntas interessantes