descreva o trajeto do espermatozoide desde a sua formação até a fecundação
Soluções para a tarefa
O trajeto do espermatozoide basicamente compreende a saída do epidídimo, no saco escrotal, a distância do canal deferente, sendo que este por sua fez termina na porção da uretra que atravessa a próstata.
Em seguida, os espermatozoides seguem para a uretra, da qual, durante o orgasmos masculino, eles expulsos em conjunto com as demais substancias produzidas na próstata, formando um liquido que é conhecido pelo nome de sêmen.
O trajeto do espermatozóide se inicia no epidídimo e termina no óvulo.
O epidídimo (ducto que coleta e armazena os espermatozoides gerados pelo testículo) se localiza no testículo, no saco escrotal, desembocando na base do ducto deferente (canal que leva os espermatozoides até à próstata).
Depois de armazenado no epidídimo, o esperma segue pelo canal deferente até a próstata (lá se mistura com o líquido seminal resultante das vesículas seminais) e durante a ejaculação se move pela próstata até a uretra.
O espermatozoide, ao deixar o pênis masculino pela ejaculação, é depositado na vagina perto do limite superior do cervix, os que encontram o caminho para a cervix passam por ela e adentram ao útero. Seguem em direção aos tubos/trompas de falópio e se aproximam-se do óvulo, pressionando sua superfície (zona pelúcida). Vários espermatozoides se ligam a essa superfície, porém somente um espermatozoide recebe a permissão para seguir através do óvulo e alcançar seu interior, levando seu material genético.
Bons estudos!