Descreva o que foi a noite das garrafadas. Quero algo detalhado, por favor.
Soluções para a tarefa
foi um acontecimento (conflito urbano), ocorrido em 13 de março de 1831, na cidade do Rio de Janeiro, de protesto popular contra o imperador Dom Pedro I. Representou as dificuldades políticas enfrentadas pelo imperador e teve forte influência na renúncia de Dom Pedro I em 7 de abril de 1831.
Resposta:
A Noite das Garrafadas foi como ficou conhecido um episódio da história do Brasil Império, que envolvia portugueses que apoiavam D. Pedro I e brasileiros que faziam oposição ao imperador.
Explicação:
Em 1830, o jornalista Badaró, que denunciava o autoritarismo do imperador D. Pedro I, é assassinado. Os assassinos eram aliados políticos do imperador e esse episódio desencadeou uma onda de manifestações contrárias ao seu governo. Em março de 1831, D. Pedro I viaja para Minas Gerais, sendo hostilizado pelo povo mineiro. No dia 11 de março ele retorna ao Rio de Janeiro, onde volta a encontrar oposição aberta nas ruas da cidade. O conflito culminou na noite do dia 13, quando os portugueses organizavam uma grande festa para recepcionar o governante, mas os brasileiros revoltosos atacaram com pedras e garrafas. Foi uma disputa entre os aliados do partido português - favoráveis ao imperador - e os liberais do partido brasileiro - opositores ao mesmo. Esse episódio também foi de grande importância na crise política, na qual resultaria na abdicação de D. Pedro I.
Espero ter ajudado!