Descreva o que e metopole
Soluções para a tarefa
A metrópole corresponde aos principais pontos de representação da economia capitalista sobre o meio urbano e geográfico.
Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões. Ela costuma agregar um entorno formado por duas ou mais cidades, que configuram a sua área ou região metropolitana, processo quase sempre efetuado por um intenso processo de conurbação, ou seja, a junção física do espaço urbano de dois ou mais municípios adjacentes.
Dessa forma, podemos entender que uma metrópole representa uma ideia de hierarquia, sobre a qual se configura a rede de cidades. Nesse caso, as metrópoles encontram-se nas partes mais altas dessa composição hierárquica, gerando um campo de dependência e subordinação econômica. Mais do que simplesmente “grandes cidades”, as metrópoles possuem uma qualidade ou uma superioridade estrutural, o que é um demonstrativo de sua força e poderio.
Em termos gerais, as metrópoles funcionam como polos ou zonas centrais, capazes de receber uma grande quantidade de investimentos através da fixação de grandes empresas (sejam as suas filiais ou suas sedes administrativas), conglomerados industriais, pontos de administração de multinacionais, entre outros casos. Por isso, elas costumam possuir uma grande quantidade de habitantes, haja vista a maior disponibilidade de emprego.
Há, no entanto, uma série de tipos ou de grandezas entre essas metrópoles. Algumas delas possuem uma rede de influência tão vasta que atingem inúmeras outras metrópoles, tanto do seu país quanto de outros lugares no mundo. Outras, por outro lado, limitam-se a centralizar uma pequena ou mediana região geográfica.