Descreva o que é impulso, suas fases e a diferença entre impulso e compulsão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O impulso nervoso é um sinal elétrico que proporciona a comunicação entre neurônios. Ele ocorre por meio de processos de polarização, despolarização e repolarização da membrana.
Potencial de Repouso: No potencial de repouso, ocorre a alternância entre o transporte passivo e ativo de íons. Ocorre à entrada passiva de íons sódio (Na+), que posteriormente são expulsos ativamente, ao mesmo tempo que íons potássio (K+) entram ativamente.
Em seguida, o K+ sai passivamente da célula, tornando o meio externo positivo em relação ao meio interno, com isso a célula fica polarizada. Quando está em repouso, a d.d.p. do neurônio é aproximadamente -65 mV, indicando que o interior da célula está negativo, em relação ao meio exterior.
Potencial de Ação: O potencial de ação consiste em uma variação brusca do potencial de membrana, provocada por estímulos externos e é dividido nas fases: despolarização e repolarização.
Despolarização: Este processo se dá quando uma célula excitável (Neurônio) recebe um estímulo nervoso do tipo limiar ou supralimiar, sua d.d.p. de repouso é elevada até o limiar de despolarização ou ultrapassa respectivamente.
Neste momento, na membrana celular, abrem-se canais de sódio (Na+). Com isso, grande quantidade de sódio entra na célula por meio do processo de difusão simples, tornando seu interior mais positivo e seu exterior mais negativo. Este mecanismo é conhecido como despolarização e a d.d.p. nesta fase é aproximadamente +45mv.
Repolarização: A entrada de grande quantidade de Na+ na célula estimula o fechamento dos canais de Na+ e a imediata abertura de canais de K+, ocorrendo à saída de K+. Nesta fase, a bomba de sódio-potássio funciona, transportando ativamente Na+ para o exterior e recolocando K+ no interior da célula. Esse processo faz com que o potencial de membrana volte a ser negativo, resultando em uma d.d.p. de aproximadamente -95mV (um pouco mais negativo que a d.d.p. de repouso).
O ato impulsivo ou compulsivo tem o aspecto comum, de que a pessoa não avalia as consequências de seus atos, ela foca em aliviar sua tensão naquele instante, é como se ela não suportasse o conflito interno, buscando alguma gratificação ou despejo imediato