Descreva o que acontece com o corpo durante os movimentos respiratórios?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dois movimentos estão envolvidos com a renovação do ar nos pulmões: o movimento de inspiração e o de expiração. Para que esses movimentos ocorram é fundamental a participação dos músculos intercostais, que interligam as costelas, e do diafragma
Quando ocorre a contração do diafragma, este se abaixa e ocorre o alongamento da caixa torácica. A contração simultânea dos músculos intercostais faz com que as costelas se elevem e, consequentemente, ocorra uma expansão da caixa torácica. Com o aumento do volume do tórax, observa-se que ocorre uma diminuição da pressão dos pulmões, fazendo com que o ar entre nesse local. A entrada de ar nos pulmões recebe o nome de inspiração.
Após esse movimento observa-se um relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. Ocorre então a retração do pulmão e a caixa torácica volta ao seu tamanho normal de repouso. A pressão intrapulmonar aumenta e o ar então é jogado para fora, em um processo conhecido como expiração.
O gás oxigênio do ar entra no corpo por meio do nariz e passa para a faringe e a laringe e A traqueia que se liga aos brônquios. Por meio dos brônquios, o ar chega a cada um dos pulmões. Todos esses órgãos formam o sistema respiratório. Nos pulmões existem milhões de alvéolos que são pequenas estruturas a onde ocorre a troca dos gases: o gás oxigênio passa dos alvéolos para o sangue, e o gás carbônico passa do sangue para os alvéolos.