Descreva o processo histórico do surgimento do Estado Moderno incluindo a crise que levou ao fim do paradigma medieval.
Soluções para a tarefa
Formação do Estado Moderno.
Estado Moderno é uma instituição surgida entre os sécs. XIII e XVIII que tinha como objetivo estabelecer um novo ordenamento jurídico e político para as sociedades. O processo de surgimento do Estado passa por duas etapas. Pela centralização do poder nas mãos do rei; a Igreja tinha influência direta e os principais atores políticos eram os nobres (senhores feudais), a Igreja e o rei. E pela consolidação do poder político para o rei, onde o rei tenta se livrar do que o prende à Igreja e à nobreza, e os principais atores políticos eram a burguesia, o clero e o rei. A burguesia teve um importante papel na formação do Estado.
A história da formação do Estado Moderno, vem da tensão do fim da Idade Média, por meio da racionalização da gestão do poder e da organização política. O Estado Moderno surge quando os senhores feudais reconhecem a necessidade de haver um poder centralizado.
A transição não foi pacífica. Alterou-se toda a estrutura jurídica da época, adotando à justificativa racional e positivada. O poder político foi reunificado na imagem do governante e a progressiva centralização do poder foi o elemento central que deu origem ao Estado.
Estado é uma instituição formada por população, povo, território e governo, e tem como caráter a soberania. A constituição passa a ser o centro do sistema jurídico.