Química, perguntado por pamela4petrucci, 11 meses atrás

descreva o processo de uma matéria prima até o produto chegar nas lojas

Soluções para a tarefa

Respondido por keffannysousa
1
 Uma matéria-prima tão perfeita que até hoje nenhum processo industrial ou tecnológico conseguiu igualar. Só ela poderia dar origem ao exigente e sofisticado engenho que é a rolha.

A cortiça é a casca do sobreiro retirada a cada nove anos, sempre entre maio e agosto, quando a árvore se encontra numa fase mais ativa do crescimento e se torna mais fácil descascá-la sem ferir o tronco. O trabalho é feito por profissionais especializados que, com uma precisão absoluta, conseguem manejar a única ferramenta usada neste delicado processo: um machado.

Ao alvorecer, já é possível ouvir o som do machado a demarcar com pequenos sulcos o tronco castanho e rugoso dos sobreiros. A cortiça é retirada em grandes pranchas abauladas, muito leves e ainda húmidas da seiva da árvore. De cada sobreiro, são extraídos em média 40 a 60 kg de cortiça. As pranchas mais finas destinam-se à produção de discos para rolhas técnicas ou outros materiais. Só as de melhor qualidade, as mais grossas e suaves, depois de repousarem meio ano em estaleiros na fábrica e de serem submetidas a tratamentos de última geração, darão origem à mais ilustre das rolhas – a rolha natural, a preferida para selar os vinhos de maior prestígio.

Quem retira a cortiça das árvores sente que esta é uma matéria-prima distinta de qualquer outra. Mas talvez não saiba quão surpreendentes são as suas características intrínsecas. É formada por uma colmeia de células microscópicas de suberina, preenchidas com um gás semelhante ao ar. Por isso é tão leve, fácil de comprimir, impermeável a líquidos e a gases, isolante à humidade e ao som, resiliente. Tem uma «memória elástica» que lhe permite adaptar-se a variações de temperatura e de pressão. Resiste à combustão, ao atrito e ao desgaste do tempo e não absorve poeiras. É um dos materiais mais versáteis ao dispor do homem. Além disso, é completamente natural, biodegradável, renovável e reciclável.

Perguntas interessantes