Descreva o processo de expansão territorial no Rio Grande do Sul
Soluções para a tarefa
Os portugueses ergueram o forte do Rio Grande em 1737, iniciando a ocupação do atual RS, depois foi fundado Porto Alegre (1772) e o desbravamento do interior pelos vales dos rios Jacuí e Taquari. Essa ocupação foi legitimada pelo Tratado de Madri (1750). E pelo Tratado de Badajós (1801), a região de Sete Povos das Missões foram incoporados ao RS (estabelecendo as fronteiras oeste e sul do estado).
O processo de formação e expansão territorial no Rio Grande do Sul começa com o Tratado de Tordesilhas (1494), que já previa a fixação da Capitania d'El-Rei.
O Tratado de Tordesilhas determinava as terras portuguesas próximo a Laguna; porém os lusitanos possuíam o interesse de expandi-las por todo o foz do Rio Prata.
No século XVII os jesuítas foram os primeiros a ocupar a região Sul e a entrar em contato com os nativos indígenas.
A fixação da Capitania d'El-Rei, Rio Grande de São Pedro é efetivamente ocorrida somente em 1737. Com seu estabelecimento, gradualmente a população foi crescendo e a região foi ocupada, bem como obteve desenvolvimento econômico.
Os portugueses continuaram avançando, até que o fato gerou disputas contra os espanhóis, que foram resolvidas pelo tratado de Santo Ildefonso, de 1777.
Diferenças entre a colonização Portuguesa, Espanhola e inglesa:
https://brainly.com.br/tarefa/12538681