descreva o papel do dioxido de carbono e das impurezas na atmosfera para o fenomeno de efeito de estufa
uregenteeeeeeeeeeeee
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dióxido de carbono (CO2) é um gás incolor e inodoro que foi identificado pela primeira vez em 1750 pelo físico e químico escocês Joseph Black. Geralmente ouvimos falar do CO2 como uma substância nociva e poluente. No entanto, este gás é fundamental para as nossas vidas. Veja alguns exemplos disso:
"Cobertor" planetário
CO2 é o quarto componente mais abundante no ar seco e o principal gás das atmosferas de Marte e Vênus. Na Terra, uma grande parte do CO2 foi removida da atmosfera primitiva quando caíram as chuvas torrenciais que formaram os oceanos, pois o gás se dissolveu neles. A maior parte do gás carbônico primitivo se concentrou na forma de carbonatos em rochas calcárias.
O dióxido de carbono atmosférico aprisiona parcialmente a radiação infravermelha emitida pela superfície aquecida da Terra. Conforme a superfície se aquece, há emissão de calor, que não pode escapar para o espaço porque é absorvido pelas moléculas de CO2. Esta energia aprisionada aquece a atmosfera através de um processo conhecido como efeito estufa. Este fenômeno é natural, no entanto a quantidade de dióxido de carbono e outros gases estufa vem aumentado na atmosfera desde o final do século XIX, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis. Isto tem provocado um sensível aumento na temperatura média da Terra.
Manutenção da vida
A energia do Sol é utilizada pelos seres fotossintetizantes (plantas, algas e cianobactérias) na combinação do CO2 que absorvem da atmosfera com átomos de hidrogênio extraídos da água para formar carboidratos. Os seres vivos, por sua vez, "queimam" estes carboidratos durante a respiração celular, processo inverso ao da fotossíntese. O ciclo que envolve a fotossíntese e a respiração mantém constante o balanço entre as quantidades de oxigênio e gás carbônico na Terra.
Outro papel vital do dióxido de carbono é o controle do pH do sangue, sem o qual morreríamos. Este controle é realizado através de um sistema tampão, conhecido como tampão carbonato, composto por íons bicarbonato, dióxido de carbono dissolvido e ácido carbônico. O ácido carbônico é capaz de reverter o processo de alcalose (aumento do pH do sangue), neutralizando o excesso de íons hidroxila (HO-). Já os íons bicarbonato (HCO3-) são capazes de neutralizar íons H+ que, quando presentes em excesso, diminuem o pH do sangue (acidose).
Um gás muito útil
Quando o dióxido de carbono é resfriado a temperaturas inferiores a -78,5oC, obtém-se o gelo seco. Este nome faz referência ao fato de que o dióxido de carbono passa diretamente do estado sólido para gasoso, sem tornar-se um líquido (sublimação). Por causa desta propriedade, o gelo seco é amplamente utilizado pela industria na refrigeração de alimentos, medicamentos e outros materiais que sofrem danos na presença de água.
O CO2 está presente na fabricação de pães e bolos, bebidas fermentadas e efervescentes (refrigerantes), em extintores de incêndio, etc.
Na preparação de pães, o dióxido de carbono é formado pela ação de leveduras (fungos microscópicos), em particular a Saccharomyces cerevisiae, sobre o açúcar ou outras moléculas pequenas de carboidratos.
Bolos e outras massas podem ser preparados utilizando-se um fermento químico. Neste caso, a fonte de CO2 é uma mistura de bicarbonato de sódio, ácidos (tipicamente ácido tartárico e sulfato de sódio e alumínio) e amido. O amido serve para separar as partículas de ácido e de bicarbonato, evitando que reajam na embalagem. Este tipo de fermento funciona em dois estágios. No primeiro deles, que ocorre a temperatura ambiente, o ácido tartárico reage com o bicarbonato, produzindo cavidades na massa. No segundo estágio, que ocorre a elevadas temperaturas, o sal de alumínio reage com o bicarbonato, produzindo uma grande quantidade de CO2, que infla as cavidades e dão a textura desejada à massa.