Descreva o papel da classe média no processo de arquitetura do golpe sobre Allende.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há quarenta e sete anos, em 11 de setembro de 1973, o Chile amanhecia sob um dos mais brutais golpes militares já vistos na história do subcontinente latino-americano. O governo de três anos da coalizão de esquerda Unidade Popular, no poder desde 1970, comandado pelo presidente da República, Salvador Allende, é derrubado, com o bombardeio do Palácio de la Moneda, sede do Executivo chileno, e a morte do próprio Allende. Seus algozes foram as tropas golpistas do exército lideradas pelo general Augusto Pinochet, Comandante em Chefe do Exército Chileno, com respaldo da burguesia e de parte da classe média daquele país.
Desde aquele 1973, nessas quase cinco décadas, muito se discutiu, na esquerda mundial, sobre os aprendizados e erros do chamado processo chileno, ou melhor, da “via chilena ao socialismo”. Questiona-se o quanto é viável uma revolução por meio das urnas, qual o papel da conquista das instituições na luta socialista e o quão recuados Allende e o Partido Comunista estalinista agiram na fervilhante conjuntura chilena, quando as massas – conforme ecoavam naquela época as gigantescas manifestações de rua – pediam armas e “trabalhadores no poder”.
Explicação:
Resposta:
a ditadura militar chilena foi um periodo de intença repreenção e consesura è foi iniciado com o golpe militar que destituiu o presidente salvador allende em 1963