História, perguntado por anamarinho123, 10 meses atrás

descreva o pan americanismo de bolivar e mercosul

Soluções para a tarefa

Respondido por people12
4
No pan americanismo ocorreram 4 fases, e nessas quatro fases os EUA fizeram o possivel para que nenhuma potencia europeia voltasse a dominar nenhum territorio do continente americano, e que tambem o socialismo não se expandisse pelo mundo, e no final do Pan americanismo os EUA continuaram a exercer grande influencia no continente americano, depois de um tempo ocorreu a crise do socialismo, a doutrina de contenção ceiada pelos EUA tinha perdido o sentido e então teve que ser substituida por outras ações para que os EUA conseguissem mantes sua hegemonia na economia e pudessem contornar problemas nacionais, então os EUA fez o possivel para que seu país chegasse a uma posição que beneficiasse o seu país.
O mercosul é o mercado comum do sul,é uma organização internacional criada em 1991, constituída por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, para adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre esses países, e tendo como associados Chile e Bolívia.
Espero ter ajudado :)
Respondido por riegabrielsecchi
0

Resposta:

A luta pela independência da América Espanhola contou com uma variedade de projetos que visavam dar fim ao processo de dominação perpetuado pelas monarquias do Velho Mundo. Nesse sentido, alguns pensadores e participantes do processo de independência das colônias espanholas enxergavam a necessidade de se formar um Estado amplo, capaz de assegurar as liberdades conquistadas e, ao mesmo tempo, promover a construção de nações prósperas.

Esse ideal de ampla integração do espaço colonial ficou popularmente conhecido como pan-americanismo e tem suas primeiras manifestações antes dos processos de independência do século XIX. Já nos finais do século XVIII, o peruano Pablo Olavide organizou uma sociedade secreta em que defendia a autonomia do Novo Mundo por meio de uma ação conjunta de boa parte das nações sul-americanas. Apesar de limitado, o ideal pan-americano de Olavide seria um primeiro passo da ideal pan-americanista.

Com o início das independências no continente americano, esse projeto foi reavivado em diferentes projetos de integração. Juan Martínez de Rosas, um dos líderes do processo de independência do Chile, defendeu a ampla cooperação entre os povos americanos contra a reação das metrópoles européias à prevenção de conflitos entre os povos americanos. Passando algumas outras manifestações semelhantes, teremos esse ideal expresso em um congresso que reuniu a maioria das nações independentes.

No ano de 1826, o Congresso do Panamá reuniu representantes do México, Peru, Grã-Colômbia, das Províncias Unidas de Centro-América e Estados Unidos. Na reunião, pretendia-se concretizar o ideal de unidade política entre os povos hispano-americanos com o estabelecimento de uma força militar comum e o fim da escravidão em toda a extensão continental. A proposta foi encabeçada por Simon Bolívar, um dos mais atuantes líderes da independência da América Espanhola.

Perguntas interessantes