Química, perguntado por renatamezzalira, 6 meses atrás

Descreva o modelo espacial atual do átomo, descrevendo estruturas e partículas com as suas cargas elétricas​

Soluções para a tarefa

Respondido por summiell
3

Resposta:

Núcleo: É uma região maciça que fica no centro do átomo. O núcleo atômico é divisível, pois é constituído de duas partículas diferentes:

-Prótons: são partículas carregadas positivamente com carga relativa igual a +1. Sua massa relativa também é de 1.

O número de prótons existente no núcleo é chamado de número atômico (Z) e é o responsável pela diferenciação de um elemento químico de outro, ou seja, cada elemento químico é formado por um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico ou a mesma quantidade de prótons.

Nêutrons: são partículas neutras, isto é, não possuem carga elétrica. Assim, os nêutrons diminuem a força de repulsão entre os prótons no núcleo (tendo em vista que cargas de mesmo sinal repelem-se).

Essas partículas subatômicas possuem a massa relativa praticamente igual à dos prótons. Mas, na realidade, a massa do nêutron é um pouco maior que a do próton. Isso é interessante porque, se fosse o contrário, isto é, se os prótons fossem ligeiramente mais pesados do que os nêutrons, todos os prótons seriam transformados em nêutrons. O resultado seria que, sem os prótons, os átomos não existiriam.

Perguntas interessantes