Geografia, perguntado por katiaregina020pcuzgs, 1 ano atrás

Descreva o modelo econômico conhecido como socialismo

Soluções para a tarefa

Respondido por brisasc26
2
O socialismo é um sistema econômico proposto por Karl Marx e Friedrich Engels, em seu manifesto comunista. Eles defendiam a ideia de que sociedade vivia em uma luta de classes, onde burguesia e proletariado tinham interesses diferentes e esses interesses eram conflitantes. 


Enquanto o proletariado sofria em condições péssimas, vendendo sua força de trabalho por um preço baixíssimo o burguês lucrava em cima do trabalhador. O sistema econômico socialista defendia que algumas mudanças deveriam acontecer. 


No socialismo as classes são extintas, todos teriam o mesmo padrão de vida e de condições. Profissões seriam valorizadas da mesma forma, ninguém seria considerado melhor do que o outro. As riquezas seriam distribuídas de forma igualitária, existiria uma horizontalidade de classes. No socialismo as propriedades privadas seriam extintas e tudo seria público.


O socialismo surgiu em resposta ao capitalismo, sistema vigente hoje e que defende a propriedade privada e o mínimo intervencionismo público na economia. O sistema econômico socialista foi implantado em algumas sociedades, mas nunca realmente funcionou. Pois os lideres se tornaram ditadores ou possuíam uma posição privilegiada em comparação com o resto da população. 


No socialismo não haveriam patrões empregados, pois todos trabalhariam em prol da sociedade, a economia seria completamente estatal. O Estado seria responsável por regular o estoque e a produção de bens, o valor do salário. Essas características são completamente opostas ao que o capitalismo defende.


O sistema econômico socialista surge como uma forma de resolver os problemas da sociedade atual, porém é difícil fazer com que esse sistema funcione, pois somos criados e acostumados a vivermos em uma sociedade extremamente capitalista, méritocrata e individualista. Colocamos nosso interesse acima dos interesses dos outros. A todo o momento somos pressionados a “vencer na vida”, projetamos sonhos baseados em sucesso profissional e, frequentemente, relacionamos sucesso à bens materiais. 


Em uma de suas obras “O Manifesto Comunista” Karl Marx chama para a luta os trabalhadores. Sua frase célebre “trabalhadores do mundo uni-vos, pois nada mais tens a perder que suas próprias amarras” se tornou um grito de libertação para os operários, oprimidos de todas as épocas.
Perguntas interessantes