Descreva o experimento de Rutherford e diga quais as conclusões dele.
Soluções para a tarefa
Um pedaço de metal polônio emite um feixe de partículas positivas que atravessa uma lâmina de ouro muito fina. Rutherford observou que a maior parte das partículas atravessava a lâmina de ouro como se fosse uma peneira; apenas algumas partículas desviavam ou até mesmo retrocediam.
Com base no experimento, ele viu-se obrigado a admitir que a lâmina de ouro não era constituída de átomos maciços e justapostos, como havia sido postulado por Dalton e Thomson. Pelo contrário, a lâmina seria formada por núcleos pequenos, densos e eletricamente positivos, dispersos em grandes espaços vazios.
Os grandes espaços vazios explicam por que a grande maioria das partículas não sofre desvios. Entretanto, lembrando que as partículas eram positivas, é fácil entender que quando elas passavam próximo de um núcleo (também positivo), ela era fortemente desviada. No caso extremo de uma partícula positiva lançada "topar de frente" com um núcleo, ela era repelida para trás.
Com base nessas questões todas surgiu a dúvida... Se o ouro apresenta núcleos positivos, como explicar o fato de a lâmina de ouro ser eletricamente neutra? Rutherford imaginou então que ao redor do núcleo positivo estariam girando partículas muito menores que não "atrapalhavam" a passagem das partículas positivas... Essas partículas menores eram dotadas de carga elétrica negativa (que contrabalanceava a carga positiva do núcleo) e foram chamadas de elétrons.
Em resumo, o átomo seria semelhante ao sistema solar... O núcleo representaria o sol e os elétrons seriam os planetas, girando em órbitas circulares e formandando a eletrosfera. Dessa maneira surgiu o modelo atômico de Rutherford.