descreva o exemplo da natureza, que Hegel utiliza em seu texto Fenomenologia do espirito, para ilustrar o que ele chama de processo dialético.
Soluções para a tarefa
Hegel em seu livro cita a natureza para explicar o sistema científico da verdade para atingir o conhecimento e julgar aquilo que é de fato verdadeiro, pois o autor também expõe a ideia de que a humanidade cria uma segunda natureza por meio de suas relações sociais e da influência da cultura, esta segunda sendo abstrata, construída com efeitos contraditórios e mistificada.
Hegel também diz, na página 160 do livro citado, que a percepção da natureza deve ser universal e não algo sensível, sem a particularização de ideias e diferentes pontos de vista. Coloco aqui uma citação que explica melhor a ideia proposta: “[...] A “matéria”, ao contrário, não é uma coisa essente, mas é o ser como universal, ou seja, o ser no modo do conceito.” (HEGEL; 1988; p.166)
Ou seja, tudo isso para explicar como deve ser neutro o processo de dialética quando se trata da razão, uma vez que o que for apresentado tem que ser visto da mesma maneira por todos e para todos.